Menu

Projeto Transitando pelas Etnias beneficia nove escolas indígenas localizadas em comunidades

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), lançará o projeto Transitando pelas Etnias, nesta quinta-feira (8), a partir das 9h, na Escola Tapeba Angaturama Lindalva. A iniciativa busca beneficiar nove escolas localizadas em comunidades rurais, indígenas e quilombolas do município.

O projeto abrirá oficialmente a programação do Maio Amarelo em Caucaia, campanha de conscientização que busca reduzir acidentes e promover um trânsito mais seguro para todos.

Com o projeto Transitando pelas Etnias, serão realizadas ações diretas de educação viária com alunos, professores e famílias, além de intervenções no entorno das escolas, como renovação da sinalização, instalação de faixas de pedestres e placas de trânsito, além de serviços de limpeza e capinação.

“Esse é um projeto que vai muito além de falar sobre trânsito dentro da sala de aula. A gente escuta a comunidade, entende as necessidades da escola e do entorno, observa como os alunos estão se deslocando, como os pais estão chegando, e trabalha com todos esses elementos. É um projeto de escuta, inclusão e transformação social”, afirma Mirislândia Salmito, agente de trânsito e responsável pelo setor de Educação para o Trânsito da AMT.

A iniciativa contemplará, inicialmente, nove escolas que, juntas, atendem 1.968 alunos. Segundo Mirislândia, a expectativa é que essas crianças e adolescentes atuem como multiplicadores do conhecimento, levando para casa e para suas comunidades a importância de um trânsito mais seguro.