Devido ao aumento de homicídios em Fortaleza, desde o início deste mês, o governador Elmano de Freitas (PT) convocou reunião com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na manhã de quarta-feira (7), no Palácio da Abolição, ocasião em que o gestor determinou que fosse dobrado o número de operações policiais, principalmente nas áreas onde foram cometidos mais homicídios.
Na noite de terça (6), quatro homens foram assassinados a tiros e cinco ficaram feridos. A chacina ocorreu, quando as vítimas participavam de um racha, no local conhecido como Campo do Tauá, na Barra do Ceará, na Zona Leste da Capital. As identidades dos mortos e feridos não foram divulgadas.
A reunião comandada pelo governador contou com as presenças do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral da Polícia Militar (PMCE), coronel Sinval Sampaio; o delegado-geral da Polícia Civil (PCCE), Márcio Gutiérrez; e do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque.
Após o encontro com os gestores da área de segurança do estado, Elmano de Freitas, pelas redes sociais, informou que determinou um conjunto de ações imediatas para que a luta contra o crime seja cada vez maior e mais intensa. Na ocasião, o governador anunciou que já foram identificados e presos suspeitos que estariam envolvidos no crime. “Muito mais prisões serão realizadas nas próximas horas e dias pela nossa Polícia, que tem meu irrestrito apoio e minha mais absoluta confiança”, disse.
Entre as determinações de Elmano, estão a de intensificar a ocupação de territórios em conflito, sem dia nem hora para sair; reforçar as equipes de investigação e inteligência; intensificar, por meio da Polícia Penal, as operações referentes às pessoas monitoradas com tornozeleiras eletrônicas que infringem as determinações da Justiça. “Para que voltem para a cadeia e percam os direitos adquiridos por lei”, disse o gestor; e dobrar o número de horas extras para fortalecer as equipes de segurança pública.
SUSPEITOS PRESOS
Na madrugada da quarta-feira, policiais militares prenderam três adultos, de 18, 19 e 22 anos, e apreenderam um adolescente de 15, todos suspeitos de envolvimento na chacina da Barra do Ceará. Em poder do quarteto, foram encontradas quatro pistolas calibre ponto 40. Ao serem abordados, os homens e o adolescente resistiram, resultando em troca de tiros, porém ninguém saiu ferido.
Segundo informações da SSPDS, os adultos têm antecedentes pelos crimes de tentativa de homicídio, roubo, tráfico de drogas e receptação. Os maiores foram autuados em flagrante por homicídio, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menor. O adolescente foi autuado em um ato infracional análogo aos crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa. Durante as diligências, também foram apreendidas 49 munições calibre ponto 40, um veículo, dois celulares e drogas.
SATURAÇÃO TOTAL
Ainda na quarta-feira, foi iniciada mais uma Operação Integração Saturação Total. A ação contou com o reforço de mais de 400 policiais. O governador Elmano de Freitas acompanhou a saída das tropas na areninha do bairro Pirambu. Ele afirmou que o combate ao crime é uma prioridade na sua gestão. “Estamos com essa operação para reagir, com mais firmeza ainda, às ações do crime organizado. Nós tomamos decisões a partir do que tem ocorrido em Fortaleza nos últimos dias, de dobrar as operações das nossas Forças de Segurança. Faremos o que for necessário para que possamos, efetivamente, aumentar a presença da polícia, especialmente nos territórios que estão presenciando conflito entre as facções”, ressaltou Elmano de Freitas.
Para além da Capital, a Operação Integração Saturação Total também acontece em Maracanaú, Caucaia e Cascavel. São centenas de policiais militares, civis e penais. “Trabalhando em uma realidade onde grupos criminosos têm se enfrentado, trabalhamos dia e noite para evitar esse encontro entre eles, e assim protegemos o cidadão. Para realizarmos uma operação dessas e termos resultados, a gente reforça investigação, reforça inteligência e reforça o policiamento ostensivo”, explicou o secretário Roberto Sá sobre o andamento da ação.
