Menu

Lula embarca nesta semana para viagens à Rússia e à China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma a agenda de viagens internacionais esta semana. O primeiro compromisso será em Moscou, capital da Rússia. A convite do mandatário Vladimir Putin, Lula participará das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na II Guerra Mundial.

É o feriado mais importante da Rússia, que ocorre na sexta-feira (9), com desfile cívico-militar em Moscou. Ambos os gestores também manterão reunião bilateral durante a visita, entre quinta-feira (8) e sábado (10).

Na sequência, Lula segue para China, onde cumprirá agendas na segunda-feira da próxima semana (12) e terça (13). A visita de Lula ao país asiático ocorrerá no contexto da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O encontro bilateral previsto entre Lula e Xi Jinping ocorrerá em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do Planeta. A imposição de tarifas mútuas, desencadeada por iniciativa do presidente estadunidense, Donald Trump, vem causando sucessivas turbulências nos mercados de ações e alimenta o temor de uma recessão global.

A viagem à China será a segunda visita oficial de Lula neste terceiro mandato. A visita anterior ocorreu em abril de 2023, que foi retribuída por Xi Jinping em visita de Estado em novembro do ano passado, após a Cúpula do G20, sediada pelo Brasil. Além disso, eles haviam se encontrado outra vez em 2023 na Cúpula dos Brics, na África do Sul.

COMITIVA CEARENSE

Como adiantado pelo Opinião CE, o deputado federal cearense e líder do Governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT), deve integrar a comitiva de Lula. Segundo Guimarães, a comitiva na Rússia, além de tratar sobre o aprofundamento das relações do País, também poderá servir para a atração de investimentos, algo que, na opinião do parlamentar, o chefe de Estado “faz tão bem”.

Com informações da Agência Brasil.