O governador Elmano de Freitas (PT) defendeu mudanças na legislação penal para que os crimes sejam punidos com mais rigor. O chefe do Executivo do Estado acrescentou que a polícia cearense efetua uma média de 100 prisões por dia. “Todo dia, a polícia prende 100 pessoas no Ceará. De domingo a domingo”, afirmou, durante entrevista concedida à Rádio Orós FM, neste domingo (4). Elmano cumpriu agenda no município após a sangria do Açude Orós, o segundo maior do Estado.
“Espero que a gente possa ter, de fato, uma mudança no Brasil, de legislação. [….] Estamos prendendo mais de 30 mil pessoas por ano no Eestado do Ceará, mas parte dessa gente fica solta e volta a praticar crimes. Isso indica que temos que fazer uma profunda alteração no nosso diálogo com o Judiciário, com o Ministério Público, com a legislação”, defendeu Elmano de Freitas.
O governador citou que muitos desses presos são considerados bandidos de alta periculosidade, porém são beneficiados com as brechas da lei. “Efetivamente, tem gente que é muito perigosa, fica presa, passa a ter um comportamento razoável dentro do presídio e é solto. Mas ele continua sendo perigoso […]. Então, temos que garantir que essa pessoa continue presa, porque ela volta à comunidade, volta a ameaçar o cidadão de bem, a cidadã de bem”.
SISTEMA DE METAS
No dia 26 de fevereiro, durante a sessão plenária, foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alece) o projeto de lei 11/2025, do Poder Executivo, que criou o Sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp). Ele permite a avaliação do desempenho das Forças de Segurança com base em indicadores estratégicos. É intenção de Elmano apresentar os primeiros resultados do programa ainda nesta semana.
“Temos muita coisa para caminhar na segurança pública e, pode ter certeza, vamos continuar investindo muito e aumentando o efetivo da polícia. Nós, agora, vamos apresentar, na próxima quinta [8] ou sexta-feira [9], o primeiro resultado do nosso Sistema de Metas [Misp]”, informou.
