A Prefeitura de Fortaleza participou, neste sábado (3), da entrega de cartões do programa Ceará Sem Fome, promovido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), do Governo do Ceará. A solenidade de entrega ocorreu no Ginásio Poliesportivo de Parangaba. Na ocasião, mais de 7 mil cartões remanescentes foram entregues a novos beneficiários e para a renovação do benefício.
A vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), celebrou a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, destacando a importância das políticas de combate à fome e comentou sobre o programa-irmão Fortaleza Sem Fome, que será conduzido pelo Executivo municipal.
“O Fortaleza Sem Fome é uma adesão ao Ceará Sem Fome, compreendendo a importância da política de segurança alimentar. Essa iniciativa será conduzida pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social [SDHDS]. Só em Fortaleza, serão implantadas mais de 100 novas cozinhas comunitárias, sendo 20 delas voltadas exclusivamente para pessoas em situação de rua“, destacou Gabriella Aguiar.
O governador Elmano de Freitas (PT) também participou do evento e ressaltou a importância do programa como política pública de inclusão e superação da vulnerabilidade. Também estiveram presentes a primeira-dama do estado, Lia de Freitas, e a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero (MDB).
“Já entregamos, só em Fortaleza, mais de 9 mil cartões do programa Ceará Sem Fome. Em todo o Estado, já são mais de 47 mil famílias beneficiadas com 300 reais mensais para a compra de alimentos. Considero essa ação um passo inicial, que será seguido por etapas como a qualificação profissional e o incentivo ao empreendedorismo, para que essas pessoas superem o momento de dificuldade e reconstruam sua dignidade por meio do trabalho”, afirmou o Governador.
BENEFICIÁRIOS
Antônia Samara, moradora do Genibaú, é uma das beneficiadas pelo programa. Ela vive com o esposo e cinco filhos e relata que o cartão tem feito diferença no dia a dia da família.
“Não pode comprar comida enlatada, né? Só alimento saudável. Então, eu aproveito e compro bastante carne e frango, só aquilo que sustenta de verdade no dia a dia. Dá pra almoçar e ficar bem. Desde que a gente recebeu o cartão, não teve um dia em que faltou alimento na mesa. A nossa família é só alegria”, relatou a dona de casa.
Rosane Aragão, moradora do bairro Autran Nunes (antigo Alto do Bode), também comemorou a renovação do benefício. “Já faz uns oito meses que participo. É maravilhoso, uma ajuda muito grande para a nossa alimentação. Graças a Deus, eles estão renovando novamente. Eu compro arroz, feijão, macarrão, frango, peixe e carne. Estou muito feliz”, disse Rosane Aragão.
Os critérios para seleção das famílias incluem ser beneficiário do Bolsa Família, com renda de até 218 reais por pessoa; ter cadastro atualizado nos últimos 24 meses; ter como responsável familiar, preferencialmente, uma mulher; ter como responsável familiar, prioritariamente, pessoa com baixa escolaridade, ou seja, sem ensino fundamental completo; ter ao menos uma criança ou adolescente de até 14 anos na família e não estar com o benefício do Bolsa Família bloqueado ou suspenso.
