Menu

VaiVem garantirá passagens gratuitas para trabalhadores a procura de emprego na RMF

O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, nesta sexta-feira (2), a ampliação do programa VaiVem. A partir de agora, todos os trabalhadores desempregados que precisam se deslocar entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza em busca de emprego formal serão contemplados, sem a necessidade de cadastro no Programa Bolsa Família.

O anúncio aconteceu na Unidade do IDT/Sine, localizada no Centro de Fortaleza. O programa foi criado em 2023 visando garantir passagens gratuitas no transporte público coletivo da Região Metropolitana de Fortaleza, o VaiVem inicialmente beneficiou estudantes.

A solenidade contou também com a presença do secretário do Trabalho, Vladyson Viana; do presidente do IDT/Sine, Raimundo Angelo; além de outras autoridades locais e trabalhadores usuários do benefício. Elmano destacou a importância da iniciativa, que irá ajudar os trabalhadores que estão em processo de transição de emprego. 

“O importante é que vamos ajudar os trabalhadores para que eles não precisem pagar a sua passagem neste processo. Sendo de Fortaleza, você recebe o cartão no mesmo dia. Em outras cidades, esse cartão fica disponível em até cinco dias úteis. Vamos continuar dialogando sempre pensando em melhorias para a nossa população”, destacou o governador Elmano de Freitas.

As pessoas interessadas que se encaixam nos requisitos da nova fase do programa, ou seja, maiores de 18 anos sem emprego formal, devem ir até um posto do IDT para realizar o cadastro, portando RG e CPF para receber o cartão. Cada beneficiário terá direito a 40 passagens mensais, não acumulativas, para uso em dias úteis, por até seis meses seguidos de desemprego, com possibilidade de renovação. O benefício fica suspenso caso o cidadão consiga um emprego.

Conforme o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, a medida é um avanço na oportunização para trabalhadores cearenses, e ressaltou todo o apoio por parte do Governo do Estado.

“Nosso objetivo é apoiar o trabalhador que mais precisa para que ele possa se recolocar no mercado e também ofertar para toda a RMF uma nova gama de trabalhadores. Seguiremos garantindo cada vez mais parcerias em benefício da nossa população, possibilitando cada vez mais oportunidades para o trabalhador cearense”, afirmou.

A operacionalização da iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Trabalho (SET), por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).