A Prefeitura de Fortaleza, por meio das secretarias de Esporte e Lazer (Secel) e da Segurança Cidadã (Sesec), inicia neste sábado (3) a operação do sistema de reconhecimento facial no Estádio Presidente Vargas (PV). A tecnologia será utilizada durante o jogo entre Ceará e Vitória/BA, pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com acesso por reconhecimento para 1.382 torcedores no Setor Social.
Nesta sexta-feira, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), visitou o PV e acompanhou de perto como funcionará o sistema, desde a entrada dos torcedores e como será feito o monitoramento quando a partida estiver acontecendo.
“Mais segurança no PV! Neste sábado (3), iniciamos os testes do sistema de reconhecimento facial no Estádio Presidente Vargas, durante a partida entre Ceará e Vitória, pelo Campeonato Brasileiro. O sistema utiliza a mesma base de dados da Arena Castelão e os testes começarão pelo setor Social do estádio. Torcedores sem biometria cadastrada poderão acompanhar o jogo normalmente. O esporte cearense é lar de grandes alegrias e precisa acolher a todos e todas com respeito e tranquilidade”, disse Evandro Leitão nas redes sociais.
A base de dados é a mesma já utilizada no Estádio Governador Plácido Castelo, a Arena Castelão. Os torcedores do Ceará que não tiverem biometria cadastrada entrarão no estádio via ingresso e QR code neste primeiro jogo.
“Amanhã, no jogo entre Ceará e Vitória, ainda em fase de testes, teremos no setor social do Estádio Presidente Vargas a identificação facial. No final de semana seguinte, durante o jogo entre Fortaleza e Juventude, o acesso por reconhecimento facial será ampliado. Os torcedores que vierem já passarão pela identificação facial, o que garante mais tranquilidade, segurança e controle”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A medida busca oferecer mais segurança e controle de acesso ao estádio. Os demais setores, azul, laranja e amarelo, continuam com o acesso por QR code. A ampliação do sistema será feita de forma gradual.
Segundo secretário de Esporte e Lazer, Anderson Pinheiro, essa é uma conquista importante.
“Desde o início da nossa gestão, buscamos modernizar os equipamentos esportivos da Cidade. A implementação do reconhecimento facial no PV é um passo decisivo para garantir mais segurança, organização e eficiência no acesso aos jogos“, ressaltou o secretário.
O administrador do Estádio Presidente Vargas, Bruno Alves, explica que o teste será uma importante etapa de transição. “Vamos iniciar com o setor social e, a partir da análise desse primeiro teste, iremos expandir progressivamente para os demais setores nos próximos jogos”, pontuou.
O uso do reconhecimento facial é um avanço no controle de acesso e segurança nos estádios.
“Essa tecnologia permite identificar quem entra e permanece no equipamento, oferecendo mais tranquilidade ao torcedor e reforçando a atuação das equipes de segurança, como já temos observado em outras arenas do País”, afirmou o coordenador-executivo da Sesec, major Fábio Bezerra.
