O deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, participou nesta quinta-feira (1º) de ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em alusão ao Dia do Trabalhador, na Praça Portugal, em Fortaleza. Na ocasião, ele foi questionado pelo colunista do Opinião CE, Roberto Moreira, sobre as pautas defendidas no evento, como o fim da escala 6×1 e a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. Segundo o parlamentar, são projetos “absolutamente viáveis”.
“As pautas são mobilizadoras, mobilizam e engajam a classe trabalhadora. Temos que assumi-las porque dialogam com o Brasil. É uma necessidade da democracia brasileira”, disse.
Como pontuou Guimarães, esta pode ser a primeira vez que a classe trabalhadora vai ter uma “redução importante” no pagamento do IR. Enviada pelo presidente Lula (PT), a matéria tramita na Câmara dos Deputados como uma das prioridades do Governo neste primeiro semestre.
O deputado cearense também comentou sobre uma “nova fase do PT” para ocupar as ruas. “Nas ruas e no Congresso, vamos impulsionar as mudanças necessárias para o Brasil”, afirmou. Também estiveram no ato o deputado estadual De Assis Diniz (PT) e o ex-deputado federal Inácio Arruda, do PCdoB, partido federado ao PT.
Ainda na caminhada, os presentes entoaram cantos de “sem anistia”, em referência ao Projeto de Lei que visa anistiar as pessoas envolvidas com a tentativa de golpe de Estado no Brasil, no ataque à Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser um dos beneficiados caso a matéria seja aprovada no Congresso Nacional.
