Menu

Estação Tecnológica de Quixadá deve começar a funcionar nos “próximos meses”, diz UFC

Visando discutir o modelo e detalhes do projeto da Estação Tecnológica de Quixadá, equipamento de empreendedorismo que deverá começar a funcionar nos próximos meses, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, reuniu-se com o prefeito do município, Ricardo Silveira, com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, e com o diretor técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE), Alci Porto. O encontro ocorreu na última terça-feira (29), no Campus de Quixadá.

A estratégia é que a Estação Tecnológica ofereça atividades como incubação de startups, focadas principalmente em estudantes da UFC e do IFCE. Segundo o prefeito Ricardo Silveira, com o investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, a obra no prédio está com 94,5% dos trabalhos concluídos, encontrando-se agora na fase de acabamento, incluindo adequações, parte elétrica e mobiliário.

O prefeito ainda adiantou que um projeto de lei está sendo preparado para garantir incentivos fiscais e administrativos, buscando atrair empresas de tecnologia para Quixadá, que também poderão se beneficiar do projeto da Estação. O gestor ressaltou ainda a importância da gestão pública acompanhar a mudança de vocação econômica do município, antes mais voltado para a agricultura e a pecuária, e agora tornando-se cada vez mais um polo tecnológico. “Esse projeto vai ser um divisor de águas na nossa cidade. A Estação Tecnológica de Quixadá é mais que um espaço, é um movimento”, disse o prefeito.

O reitor Custódio Almeida parabenizou a Prefeitura pelo projeto e ressaltou que Quixadá já está no mapa das cidades universitárias, o que, segundo ele, tende a se fortalecer com o novo projeto, já que a antiga estação de trem é um dos ícones da cidade. De acordo com o reitor, o principal desafio para o êxito do projeto será a articulação entre os diferentes entes responsáveis. “Nosso desafio é de governança. Já temos excelentes exemplos de egressos de sucesso do Campus de Quixadá trabalhando para empresas nacionais e internacionais. Temos todo o potencial instalado. O que precisamos é desse movimento para termos convergência”, disse Custódio.

Após a reunião, os participantes fizeram uma visita técnica às instalações da Estação Tecnológica. A ideia é que, ao longo dos próximos meses, a Prefeitura de Quixadá, a UFC, o IFCE e o SEBRAE-CE intensifiquem as articulações, juntamente com outras instituições parceiras, com vistas ao início das atividades no novo espaço.