Menu

Conmebol declara Fortaleza vencedor, por 3 a 0, da partida contra o Colo-Colo, interrompida devido à invasão de torcedores chilenos

Fortaleza e Colo-Colo empatavam por 0 a 0, quando a partida em Santiago foi interrompida aos 24 minutos do segundo tempo. Foto: Divulgação/ Fortaleza EC

A Confederação Su-Americana de Futebol (Conmebol) declarou o Fortaleza vencedor do jogo contra o Colo-Colo, realizado no dia 10 deste mês, em Santiago, capital do Chile, mas foi interrompido aos 24 minutos do segundo tempo, devido à invasão de campo por torcedores do time mandante. Naquele momento, o confronto estava empatado por 0 a 0. A partida foi válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

Pelo regulamento da competição, o Laion foi considerado vencedor pelo placar de 3 a 0. O Fortaleza está no Grupo E, competindo com Racing, da Argentina; Colo-Colo, do Chile, e Atlético Bucaramanga, da Colômbia. A invasão de campo foi protagonizada por pessoas revoltadas com a morte de dois torcedores do Colo-Colo, do lado de fora do estádio, momentos antes da partida. As vítimas foram uma jovem de 18 anos e um pré-adolescente de 13. Segundo denúncias, os jovens foram atropelados por uma viatura da Polícia chilena.

Além da parda da partida por 3 a 0, o Colo-Colo foi punido com cinco jogos sem a presença da torcida, quando for o mandante. A equipe chilena já cumpriu uma partida, por ocasião do empate contra o argentino Racing por 1 a 1.

No site do clube e nas redes sociais, o Fortaleza emitiu nota informando o resultado da Conmebol.

“O Fortaleza Esporte Clube informa que, por decisão oficial da Conmebol, foi declarado vencedor da partida contra o Colo-Colo pelo placar de 3×0, em decorrência dos atos de violência praticados pela torcida adversária na partida realizada no Chile. Agradecemos à CBF pelo apoio institucional durante o processo. O respaldo da entidade foi fundamental para garantir o cumprimento das normas e a integridade da competição. Reforçamos nosso total repúdio a qualquer forma de violência no futebol. O esporte deve ser palco de paixão, respeito e união entre os povos – nunca de agressões e intolerância. O Fortaleza agora possui quatro pontos na tabela do grupo E. Nosso próximo duelo pela competição será na terça-feira (6), às 21:30, contra o mesmo Colo-Colo, na Arena Castelão”, diz a nota do Leão do Pici.

Com a perda dos pontos, o Colo-Colo está com dois pontos e ocupa a lanterna do Grupo E. O clube chileno foi multado em R$ 454 mil. O time apenado ainda pode recorrer. Oficialmente, a equipe chilena não se pronunciou sobre a punição.