Menu

Chagas Vieira responde Wagner sobre “Vai e Vem”, delegacias 24h e hospitais regionais

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, divulgou um vídeo em suas redes sociais desmentindo o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), que afirmou que o governador Elmano de Freitas (PT) não estaria cumprindo promessas de campanha em três frentes: das passagens de ônibus intermunicipais gratuitas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), da ampliação de delegacias 24h e da construção de três hospitais regionais. Segundo Chagas, as informações divulgadas pelo ex-parlamentar são “fake news”.

“Começando esta quarta-feira para desmascarar algumas fake news. A gente poderia estar agora comentando essa notícia importante, de 24 mil novos jovens cearenses de escolas públicas ingressando na universidade, mas, infelizmente, tem uma turma que faz oposição com ódio e que vive espalhando fake news”, disse o secretário.

A primeira “fake news” apontada foi sobre uma possível redução das delegacias que funcionam 24h. Conforme o chefe da Casa Civil, ao contrário do que informou o dirigente do União Brasil a seus seguidores, houve um aumento de 18% no número de delegacias que atendem à população durante todo o dia. No vídeo, Wagner destaca três delegacias em Fortaleza, nos bairros Parangaba, Centro e Panamericano. Em resposta, Chagas diz que o atendimento integral foi iniciado em municípios como Acaraú, em Juazeiro do Norte — com a Delegacia da Mulher — e na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Ele disse ter confirmado as informações com o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, que anunciou outra ampliação do serviço: “Daqui a pouco, vai ter delegacia 24h em Quixeramobim e Paracuru”. O integrante do Governo pediu que Wagner fale “menos mentira” e afirmou que ele estaria chateado, já que “o governador vem fortalecendo a Polícia Civil” com os dois concursos que foram lançados.

Chagas também destacou parte do vídeo de Wagner em que ele fala sobre hospitais regionais. Em sua denúncia, o ex-parlamentar mencionou as unidades de saúde de Crateús, do Centro-Sul e do Maciço de Baturité, as quais, segundo ele, ainda não tiveram as obras iniciadas. O chefe da Casa Civil mostrou vídeo das obras que estão sendo realizadas para o hospital de Crateús.

“Daqui a pouco, vai começar o tratamento oncológico também em Crateús. Ele já colocou em Limoeiro do Norte e também na região de Quixeramobim”, afirmou.

Sobre os dois outros hospitais regionais, Chagas afirmou que os processos para o início das obras estão avançados. “Logo se iniciarão as obras”, disse. “Você deve estar chateado porque as coisas estão avançando”, acrescentou, direcionando a palavra ao ex-deputado, a quem chamou de “eterno candidato derrotado” e “quarto lugar nas eleições de Fortaleza”. “[Ele] não aceita a derrota”, criticou.

Já sobre o programa “Vai e Vem”, que fornece passagem gratuita para estudantes e trabalhadores sem emprego beneficiários do Bolsa Família, as medidas valem para as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). “O Vai e Vem já está acontecendo, beneficiando milhares de estudantes”, pontuou o secretário.