Menu

Câmara Municipal de Fortaleza celebra centenário de Edson Queiroz em sessão solene

A sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza faz parte da programação anual de 100 anos de Edson Queiroz, iniciativa da Fundação que leva o nome do empresário. Foto: Reprodução

Na noite desta última terça-feira (29), a Câmara de Fortaleza (CMFor) homenageou o industrial cearense Edson Queiroz (1925-1982), em uma sessão solene de celebração de seu centenário de nascimento. O momento contou com a presença de Igor Queiroz, neto do empresário, que neste ano, em 12 de abril, completaria 100 anos. O presidente da Casa, o vereador Leo Couto (PSB), ao lado de outros parlamentares, entregou a honraria.

Leo Couto agradeceu a presença de familiares de Edson Queiroz, destacando a importância do papel transformador do empresário em Fortaleza e em todo o estado do Ceará

“Falar de Edson Queiroz é falar de impacto social, é falar de transformação na educação da nossa cidade, do Nordeste, do país. É uma grande honra que ele tenha nascido aqui em nosso estado. Não poderia deixar de também prestar homenagem ao centenário, por isso é um grande prazer”, celebrou o parlamentar durante a solenidade.

Neto de Edson e membro do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz (GEQ), o empresário Igor Queiroz Barroso recebeu a homenagem pela família e destacou a honra de representar o avô. “Me sinto honrado por estar aqui representando a família. Como parte dessa história, como neto, como tendo trabalhado no grupo Edson Queiroz por mais de 25 anos”, pontuou.

CENTENÁRIO 

No ano em que se celebra o centenário de nascimento do industrial Edson Queiroz, a Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), tem realizado uma programação especial para homenagear o empresário. As ações se estenderão ao longo de 2025, incluindo exposições, palestras, concursos e a inauguração do museu do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz. A abertura oficial das comemorações aconteceu ainda no início de abril.

Dentre as atividades, destaca-se uma sessão solene de homenagem no Congresso Nacional, que aconteceu ainda no início do mês.  Na Unifor, instituição fundada pelo empresário, está em cartaz a exposição “Do Sonho à Realidade: A Jornada de Edson Queiroz“, e a mostra fotográfica “Memórias e Afetos: 100 anos de Edson Queiroz“. Na instituição acontece também o Prêmio Unifor de Literatura com Bolsa de Pós-Graduação, adesivação de salas de aula com frases do Chanceler Edson Queiroz e Corrida Unifor Edson Queiroz 100 Anos.

EDSON QUEIROZ

Nascido em Cascavel, litoral do Ceará, no dia 12 de abril de 1925, Edson Queiroz foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e de Genésio Clementino de Queiroz. Em 1945, casou-se com Yolanda, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula. Edson Queiroz faleceu precocemente, em 1982, vítima de acidente aéreo na Serra de Aratanha, em Pacatuba.

Edson Queiroz foi o mais importante empresário do Ceará no século XX. Fundador de um conglomerado que abrange empresas nos setores de energia, alimentos e bebidas, comunicação, agropecuária e eletrodomésticos, Edson Queiroz deixou um legado empresarial que é hoje referência nacional.

Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, em 1973, o maior entre os projetos encampados pela Fundação se materializou com a inauguração da Universidade de Fortaleza. A Unifor nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico do Ceará, retribuindo tudo o que o estado lhe proporcionou ao longo da vida.