Está em execução, no município de Senador Pompeu, a construção de 50 moradias populares do “Minha Casa, Minha Vida” na modalidade rural. Conforme informou Luizinho do Inharé (PT) ao OPINIÃO CE, cada casa recebeu um recurso de R$ 75 mil. O investimento total, adquirido com o Ministério das Cidades, foi de R$ 3,75 milhões. A articulação junto ao ministro Jader Barbalho Filho (MDB) foi feita pelo deputado federal José Guimarães (PT).
A medida, conforme o petista, vai beneficiar pessoas de baixa renda sem moradia ou que moram em casas de taipa. A expectativa é de que 200 pessoas sejam beneficiadas. O levantamento sobre quem receberia as residências foi realizado por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal.
Luizinho recebeu a proposta do Instituto Morar Bem, especializado na elaboração de projetos habitacionais, para que o projeto fosse levado à frente. Ainda no ano passado, o petista entrou em contato com o líder do Governo Lula na Câmara Federal sobre a possibilidade de apoio.
As residências estão localizadas em localidades como São Joaquim de Cima; Comunidade de São Francisco do Grande São Joaquim; Codiá; Comunidade de Jenipapeiro; Cajazeiras, no distrito do Quilômetro 20; e na Comunidade de Passagem do Meio.
Como também anunciou Luizinho, o Instituto Morar Bem vai lançar, em junho, projeto para a construção de 100 casas do “Minha Casa, Minha Vida” na modalidade urbana. A expectativa é de que a ação seja anunciada no final de junho.
