Menu

Em Brasília, Evandro se reúne com ministro das Cidades em busca de recursos para habitação

Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, em reunião com ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), participou de uma reunião em Brasília, nesta terça-feira (29), com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB). Na ocasião, o gestor municipal solicitou recursos para as políticas de habitação na capital cearense, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Desde a semana passada, a Prefeitura tem realizado ações de acolhimento a pessoas em situação de rua. Como noticiou o Opinião CE, aliás, o Executivo vai lançar um programa para tratar do problema habitacional na cidade.

Ainda na capital federal, Evandro se encontrou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ao lado do deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, a reunião teve como objetivo “alinhar investimentos em políticas públicas na capital cearense”. “Em breve vamos anunciar novidades para melhorar a vida de todas e todos os fortalezenses“, escreveu o petista.

Fortaleza, de acordo com dados divulgados pelo Governo Federal por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), é a cidade nordestina com o maior número de pessoas em situação de rua, em quase 10 mil. Dentre as pautas discutidas com Jader, Evandro abordou a possibilidade de ampliar a parceria com a União para garantir mais moradias populares, para “levar mais dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade social”. Em Brasília, além do prefeito e Jader, estiveram presentes no encontro o secretário de Governo, Júnior Castro (PT), e o secretário do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), Jonas Dezidoro (PT).

Atualmente, conforme informou a gestão, 10 conjuntos habitacionais, com mais de 2.200 unidades, estão com obras em execução. A expectativa é de entregar 3.500 unidades habitacionais até 2026, a partir do destravamento de projetos pendentes e da chegada de novos contratos. Com o apoio do Governo Federal, no entanto, esse número pode superar 5.000 moradias.

Na última sexta-feira (25), durante evento de entrega da requalificação de túnel na Avenida Dom Luís, o prefeito Evandro informou que 71 pessoas em situação de rua que estavam no local foram acolhidas pela gestão. No fim de semana, no sábado (26), também foi realizada ação semelhante no viaduto da Avenida Borges de Melo.

O Opinião CE conversou sobre o assunto com o secretário da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), Técio Nunes (Psol), que destacou o lançamento de um plano para tentar resolver o problema social. Segundo ele, já foi realizado o mapeamento da população em situação de rua da cidade, em ação conjunta à Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHS).