O PT vai passar, no dia 6 de julho, por um processo de eleições internas para definir as Executivas do partido nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Para o Processo de Eleição Direta (PED) no Diretório Estadual, quatro nomes se colocam como possíveis candidatos. O presidente do PT Ceará, Antônio Filho, o “Conin”, afirmou ao Opinião CE que o postulante à Presidência deve sair do Campo Democrático, corrente liderada pelo deputado federal José Guimarães e que possui três nomes colocados como possíveis candidatos. A corrente da também deputada federal Luizianne Lins, o Campo de Esquerda, no entanto, já lançou candidata.
Segundo Conin, o partido segue em busca da unidade interna. De acordo com ele, por ser a maior corrente, o Campo Democrático – do qual também faz parte – vai indicar o candidato a presidente e, na sequência, unificar o debate com as outras correntes para as composições do Diretório e da Executiva. “Esse é o esforço que está sendo feito, e acredito que está indo a bom termo”, disse.
“A gente tem construído esse diálogo na prática, mas ele precisa se materializar também agora no PED”, ressaltou o dirigente partidário.
Como ressaltou Conin, o campo liderado pelo líder do Governo Lula na Câmara Federal possui três possíveis candidatos. São eles: o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Assistência Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano, e o secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana. Já pelo Campo de Esquerda, a candidata é a vereadora de Fortaleza, Adriana Almeida.
Leia mais | Eleições no PT: Adriana Almeida diz querer unidade, mas cobra diálogo
O presidente, no entanto, frisou que é da tradição do partido de que, se houver mais de uma candidatura e se não for possível unificar 100%, ocorra a votação. “Temos dirigido o PT nesses últimos seis anos. Em seis anos, tivemos apenas duas votações, para Executiva estadual e Diretório, que não foram por unanimidade”, destacou. “Os diálogos estão ocorrendo e acreditamos que, até lá, vamos ter uma definição que encaminhe um bom caminho para o PT do Ceará continuar forte e protagonista, cumprindo o seu papel junto à população do Ceará e do Brasil”, finalizou. O prazo para inscrição de chapas é até o dia 9 de maio.
