A Prefeitura de Fortaleza finalizou, neste sábado (26), mais uma ação de acolhimento à população em situação de rua. Desde o dia 10 de abril, como divulgou o prefeito Evandro Leitão (PT), vinha sendo realizado o trabalho de ofertar serviços do poder público municipal às pessoas que estavam em situação de rua no viaduto da Borges de Melo com a BR-116, próximo ao Lagamar. Segundo a gestão, foi feito o cadastramento dessas pessoas no Programa de Locação Social da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor).
No local, também foram realizados serviços de pastas como a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), com o encaminhamento a serviços de saúde e atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O processo foi acompanhado também por líderes comunitários. “Todos têm direito a uma vida digna, com moradia e atenção à saúde”, escreveu Evandro.
Leia mais | Fortaleza terá plano para população em situação de rua, diz secretário
Como informou o superintendente da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Guilherme Magalhães, atualmente não há mais nenhuma população no local. “O objetivo é acolher as pessoas e dar condição digna a elas”, disse. A saída dos populares, ainda conforme ele, ocorreu de forma voluntária.
Nesta sexta-feira (25), durante evento de entrega da requalificação de túnel na Avenida Dom Luís, o prefeito Evandro informou que 71 pessoas em situação de rua que estavam no local foram acolhidas pela gestão. O acolhimento, que também contou com serviços de saúde, ocorreu em cerca de 30 dias. O chefe do Executivo destacou que não foi utilizada “força” para a retirada das pessoas, mas sim o atendimento com ações integradas de várias pastas.
