O deputado federal José Guimarães (PT) vem realizando encontros com apoiadores para preparar o partido ao Processo de Eleição Direta (PED), que ocorre no dia 6 de julho, e tentar fortalecer a sua pré-candidatura ao Senado Federal para o próximo ano. No Cariri, o líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados realiza plenárias desde esta sexta-feira (25), quando passou, inicialmente, por Mauriti. Neste sábado (26), cerca de duas mil pessoas estiveram em Salitre. O deputado realiza ainda encontro com aliados em Araripe, também no sábado, e em Barbalha, no domingo (27).
Em Salitre, estiveram presentes demais lideranças petistas como os deputados estaduais De Assis Diniz, Fernando Santana e Moisés Braz – estes dois últimos licenciados para o cargo de secretário – a ex-prefeita de Icó, Laís Nunes, já colocada como pré-candidata a deputada federal, e o ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, que também deve concorrer a algum cargo do Legislativo em 2026. As cinco lideranças já defendem o nome de Guimarães ao Senado.
Pelo grupo governista, no entanto, outros nomes como o senador Cid Gomes (PSB), os deputados federais Júnior Mano (PSB), Eunício Oliveira (MDB) e Luizianne Lins (PT), o presidente da Assembleia, Romeu Aldigueri (PSB), o ex-senador Chiquinho Feitosa (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, também aparecem como possíveis candidatos. A expectativa é de que uma das duas vagas da chapa esteja com Guimarães.
ELEIÇÕES INTERNAS
Nos âmbitos municipal, estadual e nacional, o PT vai realizar eleições internas em todo o Brasil, com a escolha de novos diretórios. No Ceará, para o Diretório Estadual, estão colocados quatro possíveis candidatos, três deles do Campo Democrático, corrente liderada por Guimarães e que é uma das maiores no Estado.
Os possíveis postulantes pela corrente são: o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano; e o secretário estadual do Trabalho no Ceará, Vladyson Viana. Já pelo Campo de Esquerda, corrente liderada pela deputada federal Luizianne Lins, a candidata colocada é a vereadora de Fortaleza, Adriana Almeida.
Com o impasse, Guimarães já revelou ao Opinião CE o seu interesse em pacificar o partido em torno de apenas um nome. Quem também já defendeu posição semelhante na legenda foram o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, atualmente, duas das maiores lideranças do PT no Ceará. Adriana Almeida também já defendeu unidade ao Opinião CE, mas desde que haja diálogo.
