Menu

Elmano encerra agenda na China em reunião com embaixador do Brasil no país asiático

Governador Elmano de Freitas e embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador Elmano de Freitas (PT) encerrou, neste sábado (26), a sua agenda de seis dias pela China. No último dia no país asiático, o chefe do Executivo cearense se reuniu com o embaixador do Brasil na nação, Marcos Galvão, e com a equipe de diplomatas brasileiros que lá atuam. O objetivo do encontro foi tratar sobre as relações comerciais cearenses e chinesas. A agenda na China contou ainda com encontro com investidores e busca por parceiros comerciais para o Estado, especialmente para o Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte.

Acompanharam o governador o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o deputado Romeu Aldigueri (PSB); o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PSB); e o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.

De acordo com Elmano, foram seis dias de muito trabalho. No dia 22, em uma das primeiras agendas, ele se reuniu com diretores da empresa Power China, em Xangai. Na ocasião, se discutiu a possibilidade de a companhia ampliar o seu investimento de mais de R$ 1,8 bilhão no Ceará. A Power China auxiliou na implantação de parque de energia solar em Mauriti, no Cariri. “Sinalizaram para a possibilidade de ampliação do investimento no estado do Ceará, o que muito nos animou”, disse ele. Além disso, foram discutidas possíveis parcerias em outras áreas, que, segundo o governador, seriam “gargalos” ainda no setor da energia, no âmbito estadual.

“Certamente, teremos novidades importantes para investimento em nosso Estado a partir da reunião e da parceria que estamos realizando”, acrescentou.

Ainda em Xangai, Elmano se reuniu com o embaixador Augusto Pestana, cônsul-geral do Brasil na cidade, e sua equipe. O encontro teve como foco o fortalecimento das relações comerciais entre o Ceará e a China. À noite, ainda participou de jantar promovido pela Associação de Amizade da China com Países Estrangeiros (CPAFFC), uma organização nacional engajada na diplomacia interpessoal da China, com o objetivo de promover a cooperação internacional.

POLO AUTOMOTIVO

Na agenda, Elmano também visita fábricas de empresas chinesas visando atrair mais investimentos e fortalecer o polo automobilístico do Ceará, uma 1ª planta multimarcas do País, que será responsável pela produção de 80 mil veículos por ano e pela geração de 9 mil empregos. No dia 24, foi divulgada a informação de que a contratação de mão de obra para atuar na produção dos primeiros veículos terá início em julho.

O anúncio foi feito pela Empresa Comexport, na Auto Shanghai 2025, maior feira automobilística do mundo e que reúne empresas de mais de 20 países para exposição de novos modelos de veículos movidos a energia elétrica.

A expectativa é de que o polo automobilístico do Ceará gere, inicialmente, 250 empregos formais. Segundo a Comexport, a produção dos primeiros veículos também está prevista para este ano. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche, entre outras, operam no Brasil por meio da empresa, considerada a maior de comércio exterior e supply chain do País.

DEMAIS AGENDAS

Outras agendas no país asiático incluíram visita ao Computer Network Information Center, centros de inteligência e inovação tecnológica da China, em que o governador afirmou ter sido possível dialogar sobre parcerias estratégicas para impulsionar o uso de tecnologias de ponta no Estado; e visita ao Centro de Reciclagem Orgânica da Universidade Agrícola, onde, segundo Elmano, 40 toneladas por dia de resíduos orgânicos são transformadas em 14 toneladas de fertilizantes. “É uma das tecnologias mais avançadas e mais baratas do mundo nessa área. Além dos benefícios ao meio ambiente, a técnica representa otimização de recursos financeiros”, escreveu o governador.