Fortaleza lidera o ranking das capitais mais arborizadas da Região Nordeste. Os dados são do Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quinta-feira (17). O levantamento aponta que 59,7% dos habitantes da capital cearense vivem em vias com presença de árvores, como calçadas e praças.
No Nordeste, em seguida, aparecem Teresina-PI (57,7%), Natal-RN (55,2%), Recife-PE (51,1%), Maceió-AL (46,2%), Aracaju-SE (44,3%), São Luís-MA (34,3%) e Salvador-BA (34,1%). O estudo analisou as características do entorno das moradias, considerando apenas a presença de árvores em áreas públicas, excluindo aquelas localizadas em quintais privados.
O levantamento levou em conta apenas as árvores localizadas no mesmo lado da rua das residências incluídas na contagem, abrangendo o trecho compreendido entre duas esquinas consecutivas.
NO BRASIL
No ranking geral, Fortaleza está entre as 13 capitais mais arborizadas do Brasil, segundo o IBGE. A Cidade apresenta um índice de 75,2% de arborização em vias públicas, acima da média nacional, que é de 66%.
“Fortaleza vem mostrando um compromisso real com a arborização urbana. Estamos não só entre as capitais mais verdes do Nordeste, como também entre as 13 mais arborizadas do País, superando a média nacional e batendo recordes históricos de plantio de árvores”, ressalta o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, João Vicente.
Somente no início de 2025, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) bateu dois recordes na área de arborização. Em fevereiro, mais de 6 mil mudas foram distribuídas pelo órgão, um marco histórico jamais alcançado.
Já em março, em menos de 15 dias, mais de 5 mil árvores nativas foram plantadas em diversos pontos da Cidade. As ações visam ampliar as áreas verdes e promover a recomposição vegetal dos espaços urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a redução da temperatura em áreas pavimentadas.
