Menu

Com velório aberto ao público, Papa Francisco recebe homenagens de mais de 20 mil fiéis

O caixão como corpo do Papa percorreu a Via della Sacrestia, passando pela Praça dos Protomártires Romanos e saindo para a Praça São Pedro pelo Arco dos SinosFoto: Reuters/Carlos Barria

O corpo de Papa Francisco recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), no Vaticano, a homenagem de milhares fiéis, durante o translado da Casa Santa Marta à Basílica de São Pedro, antes da Missa das Exéquias programada para o próximo sábado (26). A cerimônia, que contou com a presença de mais de 20 mil pessoas, iniciou com oração introdutória na capela da Casa Santa Marta, depois a procissão com os cardeais, os patriarcas, o cardeal Camerlengo Kevin Farrell e o mestre das celebrações papais, dom Diego Ravelli.

Sobre os ombros dos sediários pontifícios, o caixão como corpo do Papa percorreu a Via della Sacrestia, passando pela Praça dos Protomártires Romanos e saindo para a Praça São Pedro pelo Arco dos Sinos. As milhares de pessoas saudaram a passagem do corpo do Papa Francisco, que faleceu na madrugada da última segunda-feira (21).

A procissão chegou ao interior da Basílica e, em frente ao Altar da Confissão, o caixão com o corpo do Papa foi colocado no chão. Às 11h o iniciaram-se a homenagens dos fiéis. A Basílica permanecerá aberta até a meia-noite.

Na quinta (24), a abertura está programada para as 7h e o fechamento à meia-noite. Na sexta-feira (25), véspera do funeral, ela estará aberta das 7h às 19h. No sábado, 26 de abril, às 10h, será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento. Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente a presença para prestar homenagem ao Pontífice falecido.