A Prefeitura de Fortaleza informou, nesta terça-feira (22), que executou 177 obras de iluminação e realizou cerca de 30 mil atendimentos de manutenção em todas as Regionais durante o primeiro trimestre. As intervenções são executadas pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Obras de iluminação pública são intervenções que incluem instalação ou troca de equipamentos, seja para renovar o tempo de vida dos itens, evoluir a tecnologia oferecida, melhorar a abrangência da luminosidade no local ou incluir o serviço naquele espaço. Enquanto as manutenções compreendem troca de lâmpadas, suportes e reparação em itens danificados.
“Essas obras representam um avanço importante para Fortaleza. Nós estamos instalando nova iluminação em LED em alguns desses locais, o que garante mais eficiência, menos custos com manutenção e uma iluminação muito melhor, contribuindo diretamente para a sensação de segurança de quem ocupa o espaço público”, explica o coordenador da SCSP, Victor Macedo.
Entre as intervenções realizadas estão a renovação da iluminação na Av. Cel. Matos Dourado, que está entre as vias da Capital com maior número de registros de solicitações de manutenção na iluminação pública; a instalação de refletores nas faixas de areia da praia na Leste Oeste e na Praia do Havaizinho, além de obras em praças públicas, como a Praça Paula Ney, no bairro Jóquei Clube, Praça Antônio Carlos da Silva, no Autran Nunes, Praça Dom Bosco, no bairro Henrique Jorge, entre outras.
Atualmente, Fortaleza possui 210.055 pontos de iluminação espalhados por toda a cidade, sendo 96,87% do parque composto por luz branca. Para áreas urbanas, a escolha da luz branca é estratégica para oferecer mais visibilidade e luminosidade nas vias públicas, especialmente onde há intenso tráfego de veículos.
