O Governo do Ceará realizou uma reunião para discutir a possibilidade de ampliar a disponibilidade hídrica do Polo de Agricultura da Ibiapaba, o que seria possível com a construção de seis novas barragens. Nesta segunda-feira (14), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) se reuniu com representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), prefeituras, demais autoridades e entidades ligadas ao setor do agronegócio.
Na ocasião, foram discutidas estratégias para a implantação dos novos barramentos para a ampliação do volume de água que pode ser utilizado para o agronegócio na região. Foram apresentadas como prioridade ações voltadas para a ampliação da infraestrutura hídrica, com destaque para a construção das barragens em seis municípios. Dentre eles, está o Açude Lontras, em Croatá, apontado como estratégico por já possuir projeto executivo concluído e ser o maior entre os reservatórios previstos. Os demais barramentos, que ainda dependem da elaboração dos projetos executivos, são:
- Barragem Arabê, em São Benedito;
- Barragem Juá, em Viçosa do Ceará;
- Barragem Remissão, em Tianguá;
- Barragem Pejuaba, em Ibiapina;
- Barragem Macambira, em Poranga.
O polo abrange 10 municípios: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ipueiras e Ubajara. A região tem se consolidado como uma das mais promissoras do estado na produção agrícola irrigada, com destaque para a horticultura – incluindo hortaliças, frutas e flores.
Atualmente, a área irrigada da Ibiapaba soma cerca de 10 mil hectares, com potencial de expansão para até 30 mil hectares, desde que as infraestruturas hídricas sejam implementadas. Entre os projetos estruturantes, destacam-se os sistemas adutores do Projeto Malha D’Água: Ibiapaba Norte e Ibiapaba Sul, que atenderão diversos municípios da região.
A REUNIÃO
Durante a reunião, estiveram presentes o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho (PSD), e o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos. “A Ibiapaba é uma região extremamente produtiva e de extraordinárias expectativas de ampliação, e terá toda a atenção do governador Elmano de Freitas e de nós da SDE para o seu desenvolvimento territorial”, disse Domingos Filho.
Em visita ao Ceará, a diretora do Departamento de Irrigação do MIDR, Larissa Rêgo, reforçou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento da agricultura irrigada no Estado. “Criar este polo foi algo estratégico para o Ministério, e nele reconhecemos a expansão para a irrigação. É oportuno estar dialogando com todos os representantes e traçar estratégias para sua implantação”, pontuou a diretora.
Durante a reunião, cada representante falou sobre pontos importantes para o andamento do projeto, destacando aspectos territoriais, de infraestrutura, logística, investimento, dentre outros, no intuito de ampliar a agricultura irrigada na região da Ibiapaba, visando tanto o aumento da produção, bem como a geração de empregos e o desenvolvimento regional.
O secretário da SDE propôs cotas de estruturação às prefeituras envolvidas no projeto para encaminhar à apreciação do governador Elmano de Freitas (PT). Além disso, o titular da pasta também sugeriu a possibilidade de o projeto contar com apoio de recursos de bancos internacionais.
