O Programa Meu Celular entregou, na manhã desta quarta-feira (15), mais um lote de telefones roubados no Estado do Ceará. A solenidade de entrega também contou com a apresentação do balanço anual do programa e contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do deputado estadual e líder do Governo da Alece, Guilherme Sampaio; e do advogado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutierrez. Com as 200 entregas, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), já são mais de 7200 aparelhos entregues desde abril do ano passado, quando o programa foi lançado.
Com um ano de programa, conforme o balanço, já houve uma queda de 21% nos roubo e 10% no número de furtos de aparelhos telefônicos no Estado, uma redução de 6200 subtrações. O Meu Celular é parte do Ceará Contra o Crime. Na quinta-feira (16), mais 155 celulares serão entregues aos seus respectivos donos.
Roberto Sá, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, destaca a importância do programa no Ceará e ressalva que o trabalho integrado das equipes seguirão se estruturando para melhorias e avanços do programa.
“É um programa que tem mostrado resultados. Óbvio que ainda tem acontecido alguns delitos e, para isso, vamos continuar estruturando nossas formas para estarem presentes nos lugares onde a mancha criminal sinaliza que ocorrem esses delitos de forma que a gente possa evitá-los, mas, caso aconteça, nossa estrutura está preparada para a investigação, identificar e entregar essas pessoas para a justiça, além de devolver o aparelho para o verdadeiro dono”, ressaltou.
Para que o telefone seja recuperado, o usuário deve criar um perfil no site oficial do programa, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado. Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.
O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e, assim, permaneça até que seja recuperado.
SEGURANÇA PÚBLICA
Entre os meses de abril de 2024 e março de 2025, foram roubados quase 4800 celulares a menos em todo o Estado. A diminuição de furtos foi de mais de 1700 aparelhos. No comparativo com o período de abril de 2023 a março de 2024, os roubos caíram 21% e os furtos, 10,2%, no Ceará. O delegado-geral Márcio Gutierrez destaca o trabalho conjunto para ser possível a devolução dos celulares.
“Esse é um trabalho muito bem integrado, que tem a participação da Polícia Civil e da Polícia Militar, que tem todo um trabalho de investigação, de rastreio, de localização e de comunicação com essas pessoas”, completou.
ALÍVIO
A recuperação dos telefones é um alívio para as pessoas roubadas, sejam em ônibus, paradas, ruas ou avenidas. Um exemplo é o de Renata Gomes, que havia acabado de comprar o seu aparelho e foi assaltada em uma das rotas de ônibus de Fortaleza. A fortalezense espera que mais pessoas possam recuperar seus aparelhos. A notícia veio ainda na semana passada e foi uma surpresa para ela.
“Era no ônibus 660, pela Aguanambi. Estavam armados e levaram, infelizmente, os pertences de todos que estavam no ônibus. Foi em 2023, então, eu já tinha esse sentimento de perda, de que eu não ia recuperar. É uma situação bem frustrante. É com tanto esforço que a gente compra as coisas, mas que bom que deu certo. Fiquei fiquei bem feliz porque eu não esperava”, comemorou Renata.
Outra beneficiada pelo programa foi Nicole Porto, que passou por uma situação um pouco diferente. Ela perdeu o telefone na sala de cinema em um shopping de Fortaleza, não conseguiu rastrear, mas logo cadastrou no site do programa. A mensagem chegou após quase 6 meses. “Foram vários mini-infartos, agora acharam o aparelho e foi muito bom”, completou Nicole.
