Menu

Elmano e Evandro visitam obras de esgotamento sanitário no bairro Granja Portugal

O prefeito Evandro Leitão (PT) e o governador Elmano de Freitas (PT) destacaram a parceria entre o Município e o Estado para a celeridade da obra que beneficiará os habitantes de Fortaleza. Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará

No sábado (12), Elmano de Freitas (PT) e Evandro Leitão (PT) vistoriaram uma das obras de esgotamento sanitário da Capital, no bairro Granja Portugal. Além do governador do Estado e do prefeito de Fortaleza, também participaram da vistoria o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, e outras autoridades municipais e estaduais.

O governador Elmano de Freitas, comprometido com a ampliação do saneamento básico em todo o Estado, destacou a felicidade de vistoriar obras como a que ora é realizada na Granja Portugal, que terá um grande impacto na vida da população local.

“Estou muito feliz de está vistoriando essa obra, visitando o bairro. Essa obra é muito importante para o povo de Fortaleza e, principalmente, dessa região da Granja Portugal. Estamos fazendo aproximadamente 30 quilômetros de saneamento nas ruas e vai beneficiar tanto a Granja Portugal quanto a Granja Lisboa. São mais de R$ 80 milhões, são mais de 13 mil pessoas beneficiadas, em mais de 5 mil imóveis. A meta é que, no final deste ano ou no que vem, Fortaleza chegue a ter 80% de esgotamento sanitário para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, ressaltou Elmano de Freitas.

A obra terá 27 quilômetros de rede coletora de esgoto, 5.627 imóveis beneficiados, três quilômetros de linha de recalque e duas estações elevatórias de esgoto. Além dos benefícios aos moradores, a obra tem gerado 72 empregos diretos e 244 indiretos.

MAIS DE 13 MIL BENEFICIADOS

Em discurso, o prefeito Evandro Leitão agradeceu ao Governo do Ceará pela celeridade do início das obras. A ordem de serviço para a expansão do esgotamento de Fortaleza foi dada em janeiro deste ano. Apenas na área da Granja Lisboa e Granja Portugal, o investimento é de R$ 88.275.184,56.

“Estamos iniciando essa grande obra de impacto na vida de tanta gente que precisa, que é o saneamento e o esgoto. São 30 quilômetros que significam mudança para o dia a dia da população, um impacto de um governo que não para. Gratidão ao Governo do Ceará pela celeridade dessa obra que está sendo feita para a população fortalezense”, frisou Evandro Leitão.

Entre as 13.953 pessoas beneficiadas, está Leonardo Silva, que demonstrou satisfação com o andamento da obra. “Isso aqui é uma benção, principalmente para as casas mais baixas, que enchiam de água e esgoto na época de chuva. Então, uma obra dessas vai beneficiar muita gente aqui”, comentou. Ele mora defronte ao local da obra.

A dona de casa, Socorro Fernandes, que mora na rua de trás, com o neto, relatou que a região tem um problema antigo, relacionado com fossas estouradas. “Quando chove, a minha casa alaga de esgoto. Então, isso aqui vai mudar a minha realidade. Tenho a esperança de que, com essa obra, isso seja resolvido. Vai ser outra vida, quando isso ficar pronto“, pontuou.