A militância Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará participou de reunião, na manhã deste sábado (12), no Ginásio Poliesportivo de Parangaba. Durante o encontro, foi lançado oficialmente o Campo Popular, novo grupo político construído por parlamentares petistas, representantes de movimentos sociais e sindicais, além de filiados de diversas tendências internas da legenda.
Durante o evento, que contou a presença de mais de 2 mil pessoas no ginásio, Antônio Carlos de Freitas foi lançado como candidato à presidência do Diretório do PT em Fortaleza.
“O Campo Popular foi criado para reafirmar o nosso programa de transformação, compreender os fatores, as coisas que estão acontecendo em nosso tempo, as mudanças, mas sem abrir mão da luta por uma nova sociedade. Defender nossos projetos, a democracia, o governo Lula, o [projeto] que em mudando o Ceará, com o nosso governador Elmano, com o ministro Camilo, e, agora, a Prefeitura de Fortaleza com Evandro. São movimentos sociais, sindicais, a população em geral, dirigentes, parlamentares, nessa construção”, comentou Antônio Carlos de Freitas.
O lançamento é fruto de processo iniciado em meados de março, durante a realização de um seminário que contou com grande participação de militantes do PT. O deputado estadual Guilherme Sampaio, atual presidente do PT Fortaleza, afirma que o campo nasce na aliança entre a atuação partidária com os militantes de base e os movimentos sociais.
Além de Guilherme Sampaio, o deputado federal José Airton Cirilo e a senadora Augusta Brito estiveram presentes à reunião de lançamento do Campo Popular. O governador Elmano de Freitas e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, não compareceram.
“O PT é, hoje, o partido com maior presença territorial e o mais comprometido com as lutas da classe trabalhadora. E o Campo Popular vem para fortalecer essa presença, com protagonismo da base, das mulheres, da juventude, das lideranças negras e periféricas. Queremos ampliar a formação política e a participação ativa de novos quadros que seguem transformando a política com coragem, consciência e compromisso com a democracia no Ceará e em todo o País”, disse a senadora Augusta Brito.
