A Prefeitura de Fortaleza está com um novo serviço de limpeza na Cidade com o Caminhão Limpezinha. A novidade estreita o canal de relacionamento entre o serviço público de coleta e a população, que passa a poder solicitar diretamente o recolhimento de resíduos sólidos de grande volume, a partir da próxima segunda-feira (14).
Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o projeto é exclusivamente destinado a recolher materiais grandes, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, pneus e outros itens volumosos. A ideia é que a população se organize para destinar esses resíduos ao Caminhão do Limpezinha, no próprio endereço.
O Limpezinha circula de segunda a sábado, passando por duas secretarias executivas regionais (SERs) por dia, cobrindo as 12 existentes na Capital a cada semana. As rotas de coleta são construídas a partir de solicitações realizadas via telefone 156, via SER de cada área ou pelo SAC Ecofor. Com as solicitações, os endereços são incluídos gradativamente nas rotas diárias programadas.
A iniciativa reflete o interesse da Prefeitura de Fortaleza em estimular o envolvimento ativo da população no cuidado e na preservação da Cidade, para torná-la cada vez mais limpa e organizada. A participação e a conscientização dos populares ao descartar corretamente o lixo é fundamental para a eficiência da política pública.
Vale ressaltar que a SCSP realiza diversas atividades de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos, entre elas os ecopontos, coletas regulares, tanto de resíduos domiciliares, quanto de resíduos acumulados de maneira imprópria. O órgão também incentiva práticas sustentáveis com a coleta de recicláveis realizada por meio do Re-Ciclo, serviço feito em parceria com catadores com apoio de triciclos elétricos, e o Recicla Mais, destinado a condomínios residenciais.
O FUNCIONAMENTO
Diariamente, os caminhões do Limpezinha circulam pelos bairros cumprindo rotas previamente definidas, das 8 às 16 horas. Os populares podem deixar o material que desejam descartar na calçada de casa, mas apenas no dia programado para a coleta.
Os materiais volumosos também são aceitos nas mais de 100 unidades do Ecoponto existentes atualmente em Fortaleza, no entanto, havendo a impossibilidade de destinar o resíduo diretamente a esses locais, o cidadão pode contar com o caminhão Limpezinha.
COMBATE AO DESCARTE IRREGULAR
O trabalho se junta a outras iniciativas de limpeza urbana já em curso desde o início da gestão, coordenadas pela SCSP, como o mutirão de limpeza de canais e outros recursos hídricos, a operação de limpeza e zeladoria das ruas de maior fluxo da Capital, e a campanha de limpeza e educação ambiental em comunidades que vivem no entorno de linhas férreas.
Com essas iniciativas, Fortaleza avança na missão de se tornar uma cidade mais limpa e sustentável, reforçando a importância da colaboração entre o poder público e a comunidade para a manutenção e o bem-estar da Cidade.
DENÚNCIAS
A Prefeitura reforça que o descarte irregular de resíduos é considerado infração grave pelo Código da Cidade (Lei Complementar 270/2019). A multa para esses casos varia de R$ 202,50 a R$ 32,4 mil.
Caso identifique alguma irregularidade, a população pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), pelo aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS) e pelo site Denúncia Agefis ou pelo telefone 156.
