Menu

Fundo Caatinga será o grande tema do Nordeste na COP 30

O Fundo Caatinga vai ter destaque na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-30, que ocorre no dia 21 de novembro em Belém. Como destacou a secretária estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, o maior problema, atualmente, é saber de onde conseguir aportar recursos para o Fundo, que está em pauta no Congresso Nacional e que visa a destinação de recurso para a conservação e o desenvolvimento sustentável na região. Na conferência, os governadores nordestinos terão oportunidade de apresentar a iniciativa a investidores de todo o mundo.

Vilma relatou, em exclusividade ao OPINIÃO CE, estar com expectativa para que a Região consiga o aporte de recursos. “Com certeza isso vai acontecer. Vão ter países que vão aderir a esse fundo. Estamos indo com a expectativa lá em cima, vamos trabalhar bastante nos próximos dias”, disse. Antes da COP, como explicou ela, deverão ser realizadas audiências públicas no Congresso Nacional para discutir todos os assuntos que o Nordeste pretende levar à Conferência, como transição energética e ativos ambientais, além da pauta da caatinga.

Confira a entrevista, na íntegra, com a secretária, no canal do OPINIÃO CE no YouTube.

Nesta quarta-feira (9), ainda antes de o Consórcio Nordeste se reunir com o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP no Brasil, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), presidente do Consórcio, colocou um assessor parlamentar à disposição dos governadores para identificar líderes que possam falar sobre os temas no parlamento.

“Vamos começar no Senado, com três senadores, chamar audiência pública para ir fortalecido, levar o trabalho mais ou menos encaminhado, saber quais as necessidades, o que a gente precisa, qual a linha que vamos seguir, qual a nossa fala e qual governador do nordeste que vai liderar cada tema”, explicou.

Pelo Ceará, a senadora Augusta Brito (PT) deve liderar uma audiência pública com demais senadores para falar sobre transição energética. O também senador Cid Gomes (PSB), que já presidiu uma Comissão sobre o assunto, também deve participar. Ainda não há informação sobre quem deve liderar audiência pública sobre o Fundo Caatinga.

Conforme a titular da pasta, a COP será o momento de “mostrar para o mundo que, não só a demanda da Caatinga existe, mas a importância dela estar sendo apresentada”. Em Belém, o governador Elmano de Freitas (PT) será o representante político do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o Consórcio Nordeste.