A Prefeitura de Fortaleza está realizando, neste ano, fóruns territoriais para ouvir da população as prioridades para cada local da cidade. Ao todo, serão 39 fóruns para atender os populares dos 121 bairros da capital cearense. Nesta quarta-feira (9), o encontro ocorreu no bairro Cais do Porto, na Regional 2. O superintendente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), Artur Bruno (PT), ao OPINIÃO CE nesta quarta, destacou a importância das reuniões com as comunidades, o que ele vê como um “instrumento de democracia direta”.
Após as discussões com a população, o objetivo é realizar o Plano Plurianual (PPA) dos anos entre 2026 e 2029. O instrumento serve como um planejamento para que o Poder Executivo consiga destinar os recursos para as pastas. “Vamos recolher o material, vamos reunir o secretariado, o prefeito Evandro vai fazer isso e vamos ver o que temos de recurso para esse ano de 2025, o que não dá para fazer esse ano fica para o ano seguinte e o que fica para os próximos anos”, disse Bruno.
“Queremos ouvir toda a cidade e fazer um programa que seja aquilo que a população quer e necessita na nossa cidade”, afirmou.
Após a realização dos fóruns, o material será recolhido para que a Prefeitura analise o que tem como ser feito e o que não será possível. “Essa é a metodologia. É um orçamento participativo, efetivando aquilo que queremos fazer em Fortaleza, com muita verdade e sinceridade. O que não der para fazer, nós vamos dizer”, acrescentou.
