A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) deu início à construção de uma nova adutora que garantirá o abastecimento de água bruta para a Fazenda de Experimentação Agropecuária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizada em Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A obra reforça a segurança hídrica da instituição e representa um importante passo para o fortalecimento da pesquisa e do ensino no interior do Estado.
Na terça-feira (8), o diretor de Operações da Cogerh, Tercio Tavares, esteve reunido com o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, para discutir detalhes técnicos da obra. O encontro teve como foco alinhar os aspectos operacionais da integração do Sistema Adutor Acarape do Meio à fazenda experimental da universidade.
Segundo Tércio Tavares, a nova adutora terá um quilômetro de extensão, com tubulação de 200 milímetros de diâmetro e capacidade para transportar uma vazão de 36 metros cúbicos por hora. A execução é realizada com mão de obra própria da Cogerh, ficando sob contrato apenas a aquisição dos materiais necessários.
POLO INDUSTRIAL
Para além da Uece, a integração do Sistema Adutor Acarape do Meio também atenderá ao Polo Industrial Químico de Guaiúba, que está em fase de expansão, e contará com uma demanda inicial de mais de 10 mil metros cúbicos de água por mês. O investimento total previsto é de R$ 2,1 milhões.
A integração entre infraestrutura hídrica e desenvolvimento regional posiciona a obra como um projeto estratégico tanto para o setor educacional quanto para o crescimento econômico local.
“A parceria com a Uece é fundamental não só para viabilizar a continuidade das atividades de ensino e pesquisa da instituição, como também para consolidar a presença da Cogerh na promoção do desenvolvimento sustentável do Ceará”, destaca Tercio Tavares.
