Menu

Lia de Freitas é agraciada com a Medalha Boticário Ferreira em sessão solene na CMFor

A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, recebeu a horaria devidos aos relevantes trabalhos feitos em prol dos mais necessitados. Foto: Reprodução

Durante sessão solene realizada, na noite desta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), comandada pelo presidente da Casa Legislativa, Léo Couto (PSB), a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, foi agraciada com a Medalha Boticário Ferreira. A honraria foi proposta pelo vereador Aglaylson (PT). Desde que foi instituída, em 1981, a comenda visa reconhecer e premiar o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços prestados à coletividade e exemplo de dedicação ao serviço público.

Ao justificar a concessão da comenda, o vereador Aglaylson ressaltou que, desde 2023, Lia de Freitas preside o Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, programa estadual de combate à fome e à insegurança alimentar.

“O programa, idealizado pelo governador Elmano de Freitas, é apontado como uma das maiores políticas públicas de superação da pobreza do Brasil, por meio de suas ações emergenciais e também estruturantes, que têm impactado na vida de milhares de cearenses em extrema vulnerabilidade todos os dias”, destacou Aglaylson.

O programa Ceará Sem Fome já distribuiu mais de 35 milhões de refeições gratuitas em 1,3 mil cozinhas comunitárias nas 184 cidades cearenses. Além da distribuição dos alimentos, o programa conta com o Cartão Ceará Sem Fome, com o valor de R$ 300 mensais às famílias beneficiárias. A ação também possui eixo para capacitação dos cidadãos que participam do Ceará Sem Fome.

No discurso de agradecimento, Lia de Freitas lembrou da trajetória de mais de 20 anos como servidora pública e de ter participado de inúmeros projetos originados na CMFor, principalmente as ações que deram origem ao Ceará Sem Fome. Ela não esconde o contentamento de ver o engajamento da população cearense, em especial por parte do público jovem.

Ao encerrar o discurso de agradecimento, Lia de Freitas pediu a Deus que, no Ceará, a fome seja em breve somente a lembrança de um momento triste da História do Estado.