Menu

Câmara Municipal entra no comitê emergencial para enfrentar impactos das chuvas em Caucaia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O comitê emergencial para enfrentar os impactos das chuvas em Caucaia, criado pela Prefeitura no último dia 15 de março, passará a contar com representante da Câmara Municipal. Em sessão realizada nesta terça-feira (08/04), parlamentares aprovaram a indicação do vereador Ckauê Franklin (PSDB) para compor o grupo de trabalho. A iniciativa, segundo a gestão, visa garantir mais transparência e melhor interlocução com o Poder Legislativo. 

O parlamentar ressaltou saber a importância do Comitê. “A gente anda na casa das pessoas e vê a dificuldade que as fortes chuvas trazem. Então, é uma responsabilidade muito grande e com certeza vai ter muito meu compromisso e minha determinação para trabalhar junto com a Prefeitura para mudar essa realidade e amenizar essa situação”, afirmou o vereador.

Em 2025, a cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) tem registrado chuvas acima da média histórica, o que, segundo a Prefeitura, tem exigido ações imediatas. A gestão já vinha adotando medidas preventivas e, agora, intensifica as ações emergenciais para garantir a segurança da população. Após decretar situação de emergência no Município, o prefeito Naumi Amorim (PSD) determinou a criação do comitê.

Nesta segunda-feira (7), alagamentos foram registrados na cidade devido às precipitações. No bairro Nova Metrópole, o abrigo de animais Anjo de Quatro Patas ficou inundado após as chuvas. Seis cachorros morreram na inundação.

O objetivo do Comitê, conforme a Prefeitura do Município, é fortalecer as ações preventivas, de resposta e assistência à população afetada, além de ampliar a articulação com órgãos estaduais, federais e instituições parceiras.

Além do Legislativo, o grupo também é formado por diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo a Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública; a Secretaria do Patrimônio e Transporte; a Secretaria de Infraestrutura; o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia; a Secretaria de Desenvolvimento Social; a Secretaria da Educação; e a Secretaria da Saúde.

Na prática, o comitê atua para executar com agilidade e eficiência o plano operacional de prevenção de desastres, que visa minimizar os impactos do período chuvoso e prestar assistência às famílias em situação de risco.