O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), visitou, nesta segunda-feira (7), as obras da Linha Aeroporto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pertencente ao Metrô de Fortaleza (Metrofor). Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou que haverá um “ganho social muito importante” para a população do entorno da estação – com 60% de sua estrutura concluída – localizada ao lado do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Ao todo, a obra possui investimento superior a R$ 82 milhões, com prazo de execução de 12 meses, contados a partir do dia 9 de janeiro deste ano. Quando em operação, a Estação Aeroporto terá capacidade para movimentar, diariamente, 35 mil pessoas. O petista afirmou que, próximo à região, estão previstas a construção de equipamentos como uma quadra poliesportiva e um parquinho infantil. “Desse modo, essa é uma importante obra de mobilidade, que irá favorecer e facilitar o transporte do nosso povo”, destacou o governador.
A obra possui extensão de 2.430 metros, dos quais 500 metros serão em trecho elevado. A estação vai ligar a Linha Nordeste, por meio de um ramal da Estação Expedicionários, com o Aeroporto. “Com essa nova linha, você vai poder utilizar a Estação Expedicionários para chegar aqui no Aeroporto, mesmo que você esteja na praia, na Estação Iate”, disse Elmano.
Atualmente, estão em execução as seguintes faixas da obra:
- Rampa de acesso ao elevado da Estação Aeroporto;
- Via Permanente, com 1,5km a ser trabalhado;
- Implantação de sistemas de sinalização;
- Pátio de estacionamento;
Já próxima à Estação Expedicionários, está prevista a construção de um espaço de lazer e prática esportiva. Atualmente, 86 trabalhadores atuam no local, com potencial para chegar a 180 postos indiretos.
O secretário estadual da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão, ressaltou a interligação com toda a cidade com o Aeroporto, que será possível por meio da nova linha. “É mais uma linha trazendo benefícios para toda a população, com muitos bairros envolvidos. Teremos uma grande ligação desde o Mucuripe até a Parangaba. Lembrando que no segundo semestre teremos mais obras para as chegadas de duas novas estações que terão participação da Linha Aeroporto”, pontuou.
Quando concluída, a Linha Aeroporto também será o ponto de partida da nova linha Aeroporto-Castelão, anunciada em 6 de fevereiro pelo Governo do Estado. Desta maneira, a população irá ganhar duas novas estações para se locomover com mais facilidade e conforto: CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Castelão.
