A Avenida Beira Mar, em Fortaleza, foi palco de uma grande caminhada em alusão ao Dia Mundial do Autista neste domingo (6). Na ocasião, estiveram presentes crianças, jovens e adultos que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou que defendem a causa. A caminhada, que teve início às 16h30, foi promovida pela Associação Pintando SeTEAzul (APSA-CE). Esta foi a nona edição do evento.
Parte do Abril Azul – mês de conscientização sobre o autismo -, a celebração tem como objetivo promover a inclusão da população autista. Na ocasião, foram cantados cânticos que pedem respeito e tratam sobre o pertencimento e orgulho das pessoas com TEA. Em uma tarde de mobilização, visibilidade e solidariedade, a caminhada cumpriu com a expectativa de um grande público.
A ASSOCIAÇÃO
Organização fundada em 2015, a APSA-CE surgiu a partir da dificuldade de acesso ao diagnóstico precoce e da falta de espaços adaptados para o atendimento adequado das pessoas com TEA no Estado. A missão da associação é acolher e proporcionar qualidade de vida às pessoas autistas e seus familiares. Para isso, promove encontros, compartilha informações e atua no fortalecimento da rede de apoio à causa, buscando combater o preconceito e ampliar a conscientização social.
Com valores como inclusão, solidariedade, ética, transparência e sustentabilidade, a APSA-CE também trabalha para ser referência na defesa dos direitos das pessoas com autismo, inspirando a criação de políticas públicas e tratamentos mais acessíveis.
