Foi realizado na manhã deste sábado (5) um conjunto de ações para pets e seus tutores em Fortaleza. Iniciativa da Prefeitura de Fortaleza em alusão ao Dia Mundial dos Animais de Rua, o evento, de autoria da Secretaria Municipal de Proteção Animal (SMPA), ocorreu na Praça da Imprensa e contou com serviço como vacinação, orientações veterinárias, distribuição de acessórios, vermifugação, adoções, orientações sobre saúde bucal para os pets e distribuição gratuita de ração. O prefeito Evandro Leitão (PT) esteve presente.
O gestor, aliás, destacou a criação da pasta como uma forma de estruturar e promover políticas de proteção aos animais. “Nós implantamos a Secretaria de Proteção Animal, que anteriormente era uma coordenadoria, e estamos dando uma estrutura melhor, uma visibilidade maior para a causa. Nomeamos para estar à frente da pasta uma pessoa que tem experiência no cuidado com os animais, o secretário Apollo Vicz [PSD], para podermos fazer mais atendimentos e acolher mais e melhor os nossos animais”, disse.
“Nesta ação de hoje, nós já tivemos mais de 300 atendimentos de bichinhos que as pessoas trouxeram, e cada vez mais nós vamos acolher melhor os animais de Fortaleza”, acrescentou o prefeito.
PROTEÇÃO ANIMAL
Entre janeiro e março de 2025, segundo a Prefeitura, a Secretaria da Proteção Animal realizou mais de 5.000 consultas clínicas gratuitas em pets de Fortaleza, além de 2.673 procedimentos de castração em gatos e cachorros no VetMóvel e na Clínica Jacó.
A pasta também deu início à atualização do cadastro de protetores independentes e abrigos da Capital. O levantamento deve ser concluído até 11 de novembro e será utilizado para formulação de novas ações e políticas públicas voltadas a cães e gatos resgatados ou em situação de abandono. Um projeto de disponibilização de comedouros e bebedouros públicos para cães e gatos em praças da cidade também já está sendo colocado em andamento.
