Menu

Governo do Ceará entrega aproximadamente 17 mil tablets a estudantes da Crede 2

Estudantes de 2º e 3º ano do ensino médio de São Gonçalo do Amarante e outros 14 municípios vizinhos receberam 16.883 tablets, na tarde desta quinta-feira (3). Os equipamentos fazem parte da estratégia do Governo do Ceará de fortalecer as ferramentas para o processo de aprendizagem dos jovens. O governador Elmano de Freitas (PT) e a secretária da Educação, Eliana Estrela, participaram da solenidade de entrega, realizada no Ginásio Poliesportivo Waldemar Alcântara, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Dentre os quase 17 mil tablets, está o do estudante Carlos Daniel, 17 anos, da EEEP Rita Aguiar Barbosa, de Itapipoca. Para ele, o equipamento chega representando uma oportunidade a mais.

“Hoje é um dia muito importante, é um marco grande na educação do Ceará. A ferramenta que vamos receber vai ser muito importante para cada estudante, vai potencializar nossos limites, vai fazer avançarmos nos estudos e aumentar as nossas oportunidades“, comentou Carlos Daniel.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Ferreira Teles, conhecido como o Professor Marcelão (PT), destacou a importância da entrega dos equipamentos aos alunos na rede pública de ensino.

“Uma ferramenta pedagógica e tecnológica para que os mais de 300 mil alunos do ensino médio do nosso Ceará possam trabalhar essa ferramenta com os nossos diretores, coordenadores e também com os professores”, disse o professor Marcelão.

Marcelão tem raízes na escola pública, como aluno e professor, e por isso não conseguiu esconder o contentamento de ver os estudantes das escolas públicas ligadas a Crede 2 recebendo os equipamentos que vão fazer a diferença na preparação pedagógica de cada um.

Durante a solenidade de entrega dos tablets, o governador Elmano de Freitas pediu aos alunos que ficassem em pé, para que as alunas pudessem ficar sentadas. O gestor quer mudar, entre os estudantes, a cultura de violência contra a mulher.

“Tenho muita esperança que a juventude nos ajude a mudar uma cultura na sociedade cearense, que é a de homens que agridem mulheres, tiram a vida de mulheres, porque não querem mais manter o relacionamento, não querem mais viver numa situação de violência. Nós temos de superar essa chaga no do Ceará. Temos investido na segurança, acabamos de instalar a segunda Delegacia [de Defesa] da Mulher em Fortaleza. Tenho absoluta convicção de que nós temos de mudar a cultura, o sentimento dos nossos homens, de não permitir agressão às mulheres no Ceará. Somos o estado com o menor número de feminicídio no Brasil, mas ainda é alto. Temos de trabalhar para não ter nenhum, que a gente possa respeitar as mulheres e a minha aposta é nessa juventude. Eu tenho muita esperança na juventude do Ceará“, disse Elmano de Freitas.

O lote de entrega dos dispositivos eletrônicos contempla os jovens dos municípios do Litoral Oeste e Região Metropolitana de Fortaleza, abrangidos pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 2 (Crede 2). São eles: Amontada, Apuiarés, Itapajé, Itapipoca, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. No total, 288 mil estão sendo entregues em todo o Estado.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, durante o encontro com os estudantes, destacou a importância do aparelho para o aprendizado, mas também ressaltou que a dedicação dos estudantes cearenses continua sendo imprescindível para os bons resultados da educação no Estado.

“Eu tenho que parabenizar esses jovens que escolhem todos os dias a educação, escolhem estarem nas escolas. A escola é um lugar onde unimos sonhos. Essa é mais uma ferramenta para somar ao que é construído na sala de aula, que é o conhecimento. E o conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente. É por meio da educação que temos uma vida melhor, mais justa e mais digna”, enfatizou a titular da Seduc.