O presidente Lula (PT) venceria todos os demais candidatos em um possível segundo turno em uma candidatura no próximo ano. É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3). Ainda conforme o levantamento, mesmo com a vitória do petista no turno adicional, 62% dos entrevistados afirmaram não querer que o atual presidente seja candidato à reeleição. Para 35% dos eleitores que participaram da pesquisa, Lula deveria participar da disputa no próximo ano, e 3% não responderam.
Em relação ao último levantamento, de dezembro, o chefe do Executivo recebeu uma alta de 10 pontos percentuais dos eleitores que estão contrários à sua postulância. À época, 45% avaliavam de forma positiva que Lula deveria tentar a releição, enquanto 52% não queriam uma nova candidatura do petista. A nova pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 pessoas em todo o País.
Nos cenários de segundo turno, a pesquisa levou em consideração, contra Lula, possíveis candidaturas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – atualmente inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) -, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), do influencer Pablo Marçal (PRTB), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Confira os cenários dos possíveis 2º turno:
Lula x Jair Bolsonaro
- Lula: 44%;
- Jair Bolsonaro: 40%;
Lula x Michelle Bolsonaro
- Lula: 44%;
- Michelle Bolsonaro: 38%;
Lula x Tarcísio
- Lula: 43%;
- Tarcísio de Freitas: 37%;
Lula x Ratinho Jr
- Lula: 42%;
- Ratinho: 35%;
Lula x Marçal
- Lula: 44%;
- Marçal: 35%;
Lula x Eduardo Bolsonaro
- Lula: 45%;
- Eduardo Bolsonaro: 34%;
Lula x Zema
- Lula: 43%;
- Zema: 31%;
Lula x Caiado
- Lula: 44%;
- Caiado: 30%.
A pesquisa, que não testou os cenários de primeiro turno, mostra ainda que, no levantamento espontâneo – em que os nomes dos candidatos não são apresentados -, 80% dos entrevistados estão indecisos. Na liderança, estão Lula, com 9%, e Bolsonaro, com 7%. O líder nacional do PL está inelegível por desacreditar das urnas eletrônicas em uma reunião realizada com diplomatas no Palácio da Alvorada, em 2022, ainda quando presidente. O ex-chefe do Executivo já entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais | Quaest: desaprovação de Lula sobe e chega a 56%; aprovação cai para 41%
Questionados sobre o que lhes daria mais medo, 44% afirmaram que seria o retorno de Bolsonaro ao Palácio do Planalto, enquanto 41% na continuidade de Lula na chefia do Executivo. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, as duas respostas estão tecnicamente empatadas. O levantamento realizado pelo Instituto Quaest também levou em consideração a rejeição dos candidatos. Os dois ex-presidentes estão empatados com 55%.
