O Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), remarcou para o dia 16 de abril o evento de assinatura das ordens de serviço para as obras do Campus Iracema e do novo Hospital Universitário, ambos equipamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Anteriormente, a solenidade seria realizada nesta sexta-feira (4), como informado pelo Ministério da Educação (MEC), mas teve de ter a data alterada devido à agenda do ministro cearense.
Na ocasião, as ordens de serviço serão assinadas pelo reitor da UFC, professor Custódio Almeida. O recurso já está garantido pelo Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem uma das frentes destinada às universidades. O anúncio de que o Campus Iracema e o novo hospital seriam contemplados foi feito pelo presidente Lula (PT), em Fortaleza, em junho de 2024.
A obra da nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN) está orçada em R$ 113,9 milhões. O Consórcio Labomar 2025, liderado pela construtora Porto Ltda. e que será responsável pela construção, tem a previsão total de 900 dias de execução, sendo 180 para elaborar o projeto executivo e 720 dias para executar os serviços. Já a obra do novo Hospital Universitário ficou no valor de R$ 179,3 milhões e será tocada pela Alcance Engenharia e Construção Ltda. A obra tem um prazo previsto de 810 dias, sendo 90 para elaboração do projeto executivo e 720 para executar os serviços.
