Vereador em seu terceiro mandato, Benigno Junior (Republicanos) está propondo, na Câmara de Fortaleza, uma alteração do horário das faixas exclusivas de ônibus. Segundo ele, o objetivo é otimizar o uso das vias públicas de 2 faixas, onde uma é exclusiva para ônibus. A proposta, defende o vereador, é tornar o uso das faixas mais eficiente, garantindo que os ônibus tenham prioridade em horários críticos, enquanto, nos períodos com menor tráfego, haja uma flexibilização para otimizar o uso do espaço urbano.
Conforme a proposta (Indicação nº 0843/2025), ficaria permitido que, entre 10h e 16h, as faixas exclusivas para ônibus sejam preferenciais, não exclusivas, otimizando o trânsito sem prejudicar o transporte público, segundo ele.
“Apresentamos para a AMC [Autarquia Municipal de Trânsito] e para a Prefeitura de Fortaleza um requerimento solicitando a avaliação da flexibilização do uso das faixas exclusivas de ônibus nos horários de menor fluxo. A ideia é simples: permitir que, entre 10h e 16h, essas faixas sejam preferenciais, não exclusivas, otimizando o trânsito sem prejudicar o transporte público. Essa mudança já funciona em outras cidades e pode tornar Fortaleza mais ágil, sem comprometer a prioridade dos ônibus nos horários de pico. E queremos começar com um teste na Rua Padre Valdevino, onde o trânsito já sofre com a falta de espaço”, explicou o Vereador.
Benigno sugere que os testes iniciem pela Rua Padre Valdevino, pela falta de espaço no local. A proposta está no Departamento Legislativo e será encaminhado à Divisão de Plenário. A proposição já foi autuada e cumpre prazo para inclusão na pauta.
A ideia é que as faixas exclusivas aos veículos de transporte coletivo devem ser implantadas de acordo com o volume de ônibus que trafegam por elas e de suas demandas, nos horários de pico. Além disso, o vereador requer um estudo de capacidade da via, bem como atendendo ao volume de conversões e acesso aos imóveis, além de outros parâmetros previstos na legislação de trânsito.
ENTENDA
Com as mudanças, as faixas passariam a ser não apenas exclusivas, mas preferenciais em alguns horários. De segunda a sexta-feira, as faixas seguiriam exclusivas das 5h às 10h e das 16h às 20h (no horário compreendido das 10h às 16h, o uso da via passaria a ser preferencial, ou seja, poderia ser compartilhada com outros tipos de veículos sem que isso implicasse em infração de trânsito, porém, com preferência para os veículos de transporte coletivo). Aos sábados, a exclusividade seria apenas das 5h às 10h. Já aos domingos e aos feriados, não haveria exclusividade para os transportes coletivos nas faixas.
Segundo a proposta, os horários e demais critérios previstos na lei também se aplicam aos demais veículos que são autorizados a trafegar nas exclusivas aos veículos de transporte coletivo.
