Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura de Fortaleza reabre, nesta quarta-feira (2), as portas do Memorial do Paço Municipal, que recebe a exposição “Arte no Espectro”. A iniciativa visa mostrar o talento e a expressão artística de quatro artistas plásticos autistas, que trazem diferentes obras e reflexões. Com entrada gratuita, a exposição permanecerá aberta ao público durante todo o mês de abril no Memorial do Paço Municipal, com visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a partir da quinta-feira (3).
A data alusiva foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar o debate sobre a inclusão e os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além da abertura da exposição, o Paço também promoverá a palestra de Michele Lisboa, secretária-executiva de uma grande empresa, além de autista e mãe de um filho autista. A palestrante compartilhará sua trajetória profissional e os desafios enfrentados para se posicionar no mercado de trabalho, abordando como lida com as percepções da sociedade sobre as especificidades da neurodiversidade. O momento de fala da profissional acontece no auditório do Paço Municipal, oferecendo uma oportunidade valiosa para reflexões sobre inclusão e compreensão.
Em relação à exposição, a curadoria reuniu quatro artistas, com diferentes idades e vivências. Com 11 anos, Arthur Veras Brilhante, diagnosticado com autismo nível 2 de suporte e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), se expressa por meio da pintura. A criança utiliza a arte para comunicar e busca experimentar diversas cores e formas. Atualmente, trabalha com acrílico sobre tela e composições vibrantes. Outro artista que se destaca é o Lucas Lisboa Maia, de 5 anos, que busca deixar sua marca em cada pincelada e nas peças de Lego encaixadas. A cada aniversário, ele pinta um novo quadro como forma de registrar sua evolução, utilizando tintas, blocos, sonhos e imaginação.
As obras de Eduardo Aragão Carvalho também farão parte da exposição. O artista de 22 anos traz sua visão sobre a inclusão e a diversidade por meio de composições instigantes. Suas pinturas buscam mostrar narrativas visuais que provocam reflexão sobre o autismo e suas diferentes formas de percepção do mundo. Já a arte de Mateus Oliveira Gonçalves, de 25 anos, ajudou o jovem a se reorganizar emocionalmente. A principal temática do artista é a ferrovia, pintando paisagens sobre trilhos, retratando locomotivas, pontes e túneis com riqueza de detalhes.
MEMORIAL DO PAÇO
Inaugurado em abril de 2018, o Memorial do Paço reúne o patrimônio cultural da Capital cearense. O museu traz exposições que contam a história, artísticas, política e geográfica de Fortaleza e do estado do Ceará, agrupando os temas em três salões. No primeiro salão do Memorial, nomeado como Heloísa Ferreira Juaçaba, são exibidos quadros e diversas obras de arte. O mesmo acontece no segundo salão, chamado de Bispo Manoel da SIlva Gomes. No terceiro salão, conhecido como Dom Manuel Francês, são expostos os ex-gestores municipais.
SERVIÇO
- Exposição “Arte no Espectro
- Data de abertura: 2/4 (quarta-feira)
- Horário: 16h
- Local: Memorial do Paço Municipal (Rua São José, 1 – Centro)
- Período de visitação: de 3 a 30 de abril
- Funcionamento do Memorial: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Entrada gratuita
