A Prefeitura de Fortaleza e a Defensoria Pública (DPCE) inauguraram, nesta terça-feira (1º), o primeiro posto de atendimento da DPCE em equipamentos municipais, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Barra do Ceará.
O novo ponto representa um avanço na descentralização dos serviços, permitindo que moradores da Secretaria Executiva Regional I (SER-I) tenham acesso facilitado a serviços como solução de conflitos e acompanhamento de demandas judiciais. O posto funcionará de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
“A inauguração desse espaço significa que os serviços estão chegando na ponta, para a população mais carente e vulnerável, que precisa dessas políticas públicas. Estou muito feliz com essa parceria com a Defensoria. Nós temos cinco Cucas, com mais um em construção no Vicente Pinzón. Nosso objetivo é ampliar essa parceria para que todas as unidades tenham postos de atendimento“, celebrou o prefeito Evandro Leitão (PT).
Atualmente, a DPCE possui postos de atendimento em 10 das 12 regionais de Fortaleza, faltando as SERs VIII e X. Como destacou a defensora pública-geral do Ceará, Sâmia Farias, o objetivo é ampliar a parceria para suprir essas lacunas e garantir a efetivação dos direitos.
“O mais importante é que estamos levando a instituição para mais perto do cidadão e da cidadã, garantindo o acesso à Justiça para quem mais precisa. As parcerias são necessárias, porque, quando os entes se unem, conseguimos levar mais direitos a quem mais precisa. Essa é a primeira parceria da Defensoria [Pública] com a Prefeitura de Fortaleza, e já queremos expandir para outros Cucas, pois ainda precisamos estar presentes em pelo menos mais duas regionais do Município“, afirmou Sâmia Farias.
Julio Brizzi, titular da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), comentou que a inauguração é um marco para a Rede Cuca, representando a realização de um antigo desejo da instituição.
“Estamos efetivando a primeira parceria da Prefeitura com a Defensoria Pública aqui, na Rede Cuca Barra, atendendo não só os jovens, mas também a comunidade no entorno, em um dos bairros mais populosos de Fortaleza. Era um sonho antigo da Rede Cuca ter a Defensoria dentro do nosso espaço, por isso hoje é um dia muito importante. Estamos trazendo um serviço fundamental para as comunidades, para a população, que é a Advocacia pública gratuita, realizada pela Defensoria Pública, com advogados públicos que atendem quem não pode pagar um advogado e prestam um serviço essencial para o nosso país, um serviço constitucional”, ressaltou Julio Brizzi.
SERVIÇO:
Posto de atendimento da Defensoria no Cuca Barra
Atendimento: terça a sexta-feira
Horário: das 8h às 17h
Endereço: Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará
