A Fiocruz, o Institut Pasteur de Paris e a Universidade Federal do Ceará (UFC) assinaram, na última terça-feira (25), um Memorando de Entendimento que busca reforçar a colaboração em pesquisa, inovação e intercâmbio acadêmico em áreas como Imunologia e Imunoterapia. A aliança tripartite envolvendo as instituições representa um marco para a pesquisa em saúde no Ceará e ocorreu no Campus da Fiocruz Ceará, no município de Eusébio.
O reitor da UFC, Custódio Almeida, que assinou o memorando em nome da UFC, destacou que a Universidade é a segunda instituição de ensino superior do Brasil, além da USP, a firmar acordo desse tipo com a Fiocruz e o Institut Pasteur. A vice-reitora da UFC e pró-reitora de Inovação e Relações Interinstitucionais, professora Diana Azevedo, também participou do evento. Para o reitor Custódio, a parceria contribuirá para “avanços no desenvolvimento de vacinas e terapias, proporcionando acesso à infraestrutura e tecnologias de ponta”.
“Esse encontro vai proporcionar avanços significativos na prevenção e no tratamento de doenças. Sabemos que novas epidemias e pandemias são emergentes. Precisamos estar preparados com segurança, pesquisa e inovação”, afirmou o reitor.
O evento contou com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e do cônsul-geral da França no Recife, Serge Gas. Estiveram presentes também o reitor da UFC professor Custódio Almeida e os co-coordenadores do Centro Pasteur-Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, João Hermínio Martins da Silva e Caroline Passaes.
PESQUISA E INOVAÇÃO
Dentro do acordo estão previstos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação conjuntos; intercâmbio entre cientistas, estudantes e servidores; organização de cursos, conferências, programas de pós-graduação e capacitações; publicação de artigos e trabalhos científicos, entre vários outros pontos.
Outro item do acordo é a facilitação do acesso ao Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, um dos poucos do Brasil certificados internacionalmente para estudos pré-clínicos de novos fármacos. O coordenador do Núcleo, professor Odorico de Moraes, também esteve no evento juntamente com pesquisadores do NPDM, onde há diversos laboratórios que desenvolvem pesquisas para a criação de novos fármacos com potencial anticâncer, por exemplo.
Conforme o assessor da Fiocruz para Cooperação com Instituições Francesas de Ciência e Tecnologia, Wilson Savino, o acordo é assinado em um ano especialmente importante para a fundação.
“Estamos em 2025, ano em que a Fiocruz completa 125 anos, mantendo seu compromisso com a saúde do povo brasileiro e com a diminuição das iniquidades. É também um ano de celebração das relações entre Brasil e França. Ao invés de irmos para o exterior, trazemos instituições de excelência, como o Institut Pasteur, para desenvolver ciência aqui. Isso permite trocas internacionais dentro do território nacional, o que é extremamente valioso para o Brasil”, explicou Savino.
Para os co-coordenadores do Centro Pasteur-Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, Caroline Passaes e João Hermínio, a cooperação estabelecida com a UFC deve ampliar significativamente os estudos avançados em Imunologia. “Essa parceria tem como objetivo não apenas gerar novos conhecimentos científicos, mas também impulsionar o desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras, fortalecendo as estratégias de saúde pública e contribuindo para o bem-estar social”, afirmaram.
Outras autoridades participaram da assinatura do memorando, como o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Sandra Monteiro; e a coordenadora-geral da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio.
