Menu

Elmano prepara viagem à China em busca de montadoras para o Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte

O governo Elmano de Freitas (PT) cumprirá agenda na China em abril. Em entrevista ao OPINIÃO CE, o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PSB), que fará parte da comitiva cearense, revelou que a gestão busca atrair montadoras de carros elétricos e híbridos para o Polo Automotivo de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na última quarta-feira (26), o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC), publicou a certidão que garante a concessão de incentivos fiscais para o empreendimento cearense em construção.

Segundo Nezinho Farias, com a liberação da concessão e com os investimentos em vista, a expectativa é conseguir iniciar a produção dos carros no Ceará ainda esse ano. 

“(A viagem vai tratar dessa) questão da montadora que vai vir para o Ceará, e especialmente para Horizonte, para gente iniciar, ainda esse ano, se Deus quiser, essa questão do polo”, disse o prefeito Nezinho.

Com o documento liberado, a empresa que apresentar a proposta de produzir os veículos terá garantia dos benefícios para se instalar no equipamento e iniciar a produção dos carros em território cearense.

A agenda na China é a terceira realizada pelo governador ao país asiático. Em abril de 2023, Elmano integrou a comitiva do presidente Lula em sua visita. Na ocasião, o petista chegou a visitar uma unidade da gigante chinesa BYD. Já em setembro do mesmo ano, liderou outra delegação a Pequim e outras cidades, para alinhar parcerias com empresas chinesas. Na época, foram tratadas pautas como a transição energética, construção civil, saúde, financiamento de projetos e tecnologia.

POLO AUTOMOTIVO DO CEARÁ

A construção do Polo Automotivo do Ceará, localizado em Horizonte, foi anunciada em agosto de 2024 pelo governador Elmano de Freitas (PT), pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). 

O novo empreendimento é baseado em um modelo inédito de planta automotiva multimarcas no Brasil. No complexo, serão produzidos veículos eletrificados e/ou híbridos por encomenda de terceiros. A estimativa é que sejam gerados até 9 mil empregos diretos e indiretos no decorrer dos anos. O investimento inicial prevê o aporte de R$ 400 milhões. O complexo industrial tem como âncora e parceira a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.