O congresso municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) será realizado neste sábado (29), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Durante o evento, serão escolhidos os membros efetivos e suplentes do Diretório Municipal, dos conselhos Fiscal e de Ética.
Após as duas etapas de escolhas, os filiados elegerão os membros da Executiva Municipal. A última pauta do encontro será a eleição dos delegados que participarão do Encontro Estadual do PSB, previsto para o final de abril. A definição da chapa acontece nesta sexta-feira (28), segundo informou o presidente da legenda, Osmar de Sá Ponte, entrevistado no programa Direto ao Ponto, do Grupo OPINIÃO CE, na quinta (27).
O dirigente partidário deve ser reconduzido ao cargo para mais dois anos de mandato. Osmar Pontes destacou que o PSB passou por um processo de reconstrução no Ceará, nos últimos dois anos, consolidando a legenda como uma força política de centro-esquerda.
Osmar Pontes, no entanto, lembrou que o PSB no Ceará, há poucos anos, era um partido que flertava com o conservadorismo, porém, com a reconstrução, voltou à essência ideológica que sempre caracterizou o PSB no Brasil.
“[O PSB] se caracterizou pela defesa da social-democracia. É uma marca ideológica. Se você quer um partido democrático, e pensa a sociedade democraticamente, tem de alargar a porta de entrada [do partido]. O debate democrático dentro do partido é fundamental para construir uma sociedade democrática“, disse Osmar de Sá Pontes.
O presidente do Diretório Municipal disse que todos os filiados estão aptos a participar do processo sucessório da legenda neste sábado.
