O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) e a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) renovaram, nesta quinta-feira (27), a parceria para a oferta de serviços e atendimentos ao consumidor no núcleo da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, localizada na CMFor, no bairro Luciano Cavalcante. O espaço é mais um suporte para a resolução de problemas relacionados aos direitos dos consumidores na capital cearense.
Eneylândia Rabelo, presidente do Procon Fortaleza, destacou que a descentralização dos serviços torna os atendimentos mais acessíveis à população. Atualmente, o Procon conta com 10 locais de atendimento na Cidade.
“O Procon Fortaleza tem diversos núcleos espalhados pela Cidade. Descentralizar o serviço é uma forma de estar mais perto da população, atendendo às demandas nos bairros. A população do Luciano Cavalcante e dos bairros adjacentes tem, aqui na CMFor, um local para buscar a defesa de seus direitos quando se sentir lesada. Aqui, oferecemos atendimento, abertura de reclamações, denúncias e audiências de conciliação”, destacou Eneylândia Rabelo.
Leo Couto, presidente da CMFor, celebrou a parceria entre a Casa e o Procon e destacou que deseja ampliar os serviços prestados à população de Fortaleza no espaço da Central da Cidadania.
“Essa renovação será de dois anos. Lembrando que também prestamos vários outros serviços. Esta é a Casa do Povo. Então, estamos planejando ampliar o leque de atendimentos oferecidos. Queremos incluir serviços na área médica, capacitação profissional e tecnologia“, informou o presidente da CMFor.
Uelen Monte, coordenadora da Central da Cidadania na CMFor, informou que o espaço também fornece outros serviços à população de Fortaleza. Além do Procon, oferece serviços da Etufor, Sindiônibus, SPS, AMC, MEI, Ouvidoria, Biblioteca José de Alencar, Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (Edhal) e Sefin.
“A perspectiva da Central da Cidadania é trabalhar em prol da garantia dos direitos do cidadão. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com agendamento feito no nosso site”, lembrou Uelen Monte.
AGENDAMENTO
O consumidor deve agendar o atendimento pelo site oficial da Câmara Municipal de Fortaleza, na aba Central da Cidadania. Além de selecionar o serviço Procon, o interessado deve escolher uma data e um horário para o atendimento.
O PROCON
O Procon Fortaleza é um órgão da Prefeitura de Fortaleza, que tem por finalidade elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores. Também exerce o papel de mediador na resolução de problemas nas relações de consumo. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, bem como de forma presencial em uma das unidades do Procon, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
– Documentos que comprovem o dano ou prejuízo causado (notas fiscais, recibos, contratos, certificados de garantia, cartões de cobrança, carnês e comprovantes de pagamento);
– Cópia do RG, CPF e comprovante de endereço de Fortaleza;
– Caso esteja representando terceiros, procuração e documentos do representado.
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO:
Procon Fortaleza Sede
Endereço: Rua Major Facundo, 869, Centro
Procon Fortaleza – Núcleo Câmara Municipal
Endereço: Rua Doutor Thompson Bulcão, 830, Luciano Cavalcante
Procon Fortaleza Núcleo Vapt Vupt Antônio Bezerra
Rua Demétrio Menezes, 3750
Procon Fortaleza Núcleo Vapt Vupt Centro
Rua Senador Pompeu, 856 – Shopping Central
Procon Fortaleza Núcleo Vapt Vupt Messejana
Rua Jornalista Tomaz Coelho, 408
Procon Fortaleza Núcleo Vapt Vupt Parangaba
Rua Germano Franck, 300
Procon Fortaleza Núcleo Vapt Vupt RioMar Papicu
Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500
Procon Fortaleza – Núcleo Regional IV
Rua José Felício de Souza, 2600, Vila União
Procon Fortaleza – Núcleo Regional V
Av. Oscar Araripe, 1030, Bom Jardim
Procon Fortaleza – Núcleo Regional VI
Rua Santa Clara de Assis, 580, Messejana
