Menu

Em meio a polêmicas sobre licenciamentos ambientais, Elmano vai trocar comando da Semace

Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Em breve, vai ocorrer uma nova troca no primeiro escalão do Governo do Ceará. Em meio a polêmicas sobre a emissão de licenciamentos ambientais por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o governador Elmano de Freitas (PT) vai substituir Carlos Alberto Mendes. A informação foi confirmada pela Semace ao OPINIÃO CE. O nome do próximo superintendente, conforme apontou a pasta, ainda não há confirmação sobre quem será o próximo superintendente.

No comando da Semace desde 2018, Carlos Alberto Mendes é servidor do órgão. Ultimamente, discussões sobre uma possível falta de rigor na emissão de licenciamentos tomou conta do debate ambiental. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, Deodato Ramalho, aliás, teceu críticas acerca da flexibilização da proteção ambiental.

Ainda conforme Deodato, mesmo com 95 municípios cearenses com delegação da Semace, “se houver 10 com condições mínimas para licenciar, seria muito”. No Maciço de Baturité, houve caso de multa de mais de R$ 20 milhões por incidência de crimes ambientais e descumprimentos de ordens do Ibama em relação a embargos de empreendimentos e proibição de desmatamento, em Guaramiranga.