Menu

Deputado cearense Missias do MST participa de missão na China sobre agricultura familiar

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O deputado estadual cearense Missias do MST está, desde a última semana, cumprindo agenda internacional na China com foco em captar tecnologias para a produção agrícola do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra no Ceará e no Brasil. Além dele, outros parlamentares brasileiros comprometidos com a Reforma Agrária participaram de duas reuniões estratégicas para fortalecer a cooperação entre Brasil e China no campo da agricultura familiar.

O primeiro encontro ocorreu com o Centro de Cooperação da China e o Centro Internacional para Alívio da Pobreza, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e da Revitalização Rural do país asiático. Durante a reunião, foram discutidos temas como Reforma Agrária, comercialização, mecanização agrícola e a produção de bioinsumos.

Na segunda reunião, realizada com o ministro-adjunto do Departamento Internacional, o debate destacou a crescente importância da agricultura familiar para ambos os países. A agroecologia foi apontada como um eixo central para o desenvolvimento e o fortalecimento das relações bilaterais no setor agrícola. Na oportunidade, os parlamentares reforçaram o pedido para que a Embaixada contribua nas negociações para a implantação de fábricas de máquinas agrícolas e bioinsumos voltados à agricultura camponesa no Brasil. Também foi debatido o apoio a uma nova iniciativa para a digitalização da agricultura familiar, com destaque para uma possível parceria com a Sinomach Digital, que já conta com uma estrutura de Big Data na Universidade de Brasília.

Conforme Missias do MST, a Embaixada se mostrou favorável à promoção de intercâmbios na área dos esportes. A delegação propôs a criação da Liga Internacional de Futebol Camponês, inspirada na Superliga de Futebol Camponês, já organizada na China.

Em um dos registros feitos na viagem, Missias aparece na Muralha da China, umas das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. A Muralha, que pode ser vista até do espaço, estende-se de Gansu até Bohai. “Nós, parlamentares brasileiros do MST, viemos conhecer a Grande Muralha da China, uma construção que levou mais de 1.500 anos para ser concluída e foi preservada por diversas dinastias ao longo dos séculos. Com mais de 21.000 km de extensão, essa impressionante obra arquitetônica é reconhecida mundialmente”, escreveu, nas redes sociais.