O Governo do Ceará anuncia, nesta quarta-feira (26), a composição oficial do Comitê Estadual de Negócios de Impacto (Ceni), vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). A posse dos titulares e suplentes de 17 instituições públicas, privadas e do terceiro setor, será realizado na tarde desta quarta-feira (26), no Palácio da Abolição.
A solenidade conta com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de lideranças do ecossistema de impacto, dentre outras autoridades.
O lançamento do Comitê coloca o Ceará como um dos estados mais estruturados e articulados do Brasil na promoção de um ecossistema de desenvolvimento sustentável e inclusivo. O modelo cearense é construído sobre uma governança robusta e multissetorial, inspirando outras unidades da federação a seguir pelo mesmo caminho.
O Comitê será presidido por um representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). O Ceni será responsável por coordenar ações de articulação, fomento, regulação e monitoramento do ecossistema de impacto local, em alinhamento com a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO). Entre suas prioridades estão o incentivo ao empreendedorismo social, a estruturação de instrumentos financeiros inovadores e a promoção da cultura de impacto nas políticas públicas estaduais.
ECONOMIA DE IMPACTO
A economia de impacto é definida como uma modalidade econômica que equilibra resultados financeiros com a promoção de soluções para problemas sociais e ambientais. Negócios de impacto são empreendimentos que visam gerar impacto socioambiental positivo e resultados financeiros sustentáveis. Investimentos de impacto, por sua vez, mobilizam capital público e privado para esses negócios.
