Pela quarta rodada da Copa do Nordeste, em jogo atrasado, Bahia e Ceará se enfrentaram na noite desta quarta-feira (26), na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA. O mandante venceu por 3 a 2, após chegar a fazer 3 a 0. O Bahia marcou com Lucho Rodriguez, aos 28 minutos do primeiro tempo; Erick, com 11 segundos da etapa final, e David Duarte, aos 17 minutos. Fernandinho marcou o primeiro gol alvinegro com 20 minutos do segundo tempo, e Galeano aos 37.
O atraso do jogo ocorreu porque a equipe mandante estava participando da fase preliminar da Copa Libertadores da América e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na semana passada, definiu a data do clássico nordestino.
O clássico regional começou com as duas equipes tentando saídas de bola com muitas trocas de passe. O Tricolor da Boa Terra, porém, tomou a iniciativa de ser mais agressivo, utilizando os meio-campistas como elo dos atacantes.
Sem conseguir ultrapassar a linha intermediária, o Ceará tentou explorar jogadas laterais e lançamentos longos partindo do meio-campo. Pelos lados, os laterais alvinegros buscaram o atacante Aylon com bolas cruzadas. Aos 28, Lucho Rodriguez abriu o marcador para o time da casa. Bahia 1 a 0.
Em desvantagem no placar, o Vozão buscou ser mais presente no campo de ataque e obrigou o goleiro baiano Ronaldo a fazer duas defesas difíceis. Apesar do esforço, o Alvinegr9 de Porangabuçu não conseguiu empatar. A etapa inicial terminou com o Bahia vencendo.
SEGUNDO TEMPO
O Ceará voltou para o segundo tempo com o objetivo de empatar e buscar a virada, mas, aos 11 segundos de jogo, Erick recebeu passe de Kayky pela direita, aproveitou a falta de atenção da zaga alvinegra e chutou cruzado para fazer 2 a 0 para o Bahia, sem dar chance ao goleiro Bruno Ferreira, do Ceará.
Todas as investidas do Vozão esbarraram na defesa do Tricolor de Aço. Aos 17 minutos, após receber cruzamento, Erick cabeceia, Bruno Ferreira rebate, o zagueiro David Duarte pegou o rebote e faz Bahia 3 a 0. Aos 20, Fernandinho marcou o gol do Ceará, após receber cruzamento de Rômulo. O goleiro Ronaldo perdeu o tempo da bola e o atacante alvinegro não desperdiçou a oportunidade de marcar e esboçar uma reação.
Aos 24, Fernandinho pegou a bola na esquerda, avançou em diagonal e chutou com perigo. Após cobrança de escanteio de Lourenço, o paraguaio Galeano cabeceou, aos 37 minutos, e marcou o segundo gol do Vozão. Apesar do esforço, O Ceará não conseguiu empatar a partida. Foi a segunda derrota do Ceará na temporada. Na primeira rodada do Nordestão, o Vozão foi derrotado pelo Náutico, por 1 a 0, em Recife-PE.
Com o resultado, o Ceará terminou em terceiro lugar na Competição. O próximo compromisso do Vozão será na próxima segunda-feira (31), contra o Bragantino, fechando a primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.
