O deputado estadual Pastor Alcides Fernandes (PL) confirmou ao OPINIÃO CE que existe probabilidade de ele sair como candidato ao Senado em 2026. Segundo ele, no entanto, ainda não é possível dizer que “foi batido o martelo”. Quem vai dar a palavra final, aliás, é o ex-presidente Jair Bolsonaro, principal liderança do PL a nível nacional. O bloco da oposição ao Governo no Ceará deve se reunir no início de abril para definir as candidaturas ao Senado.
De acordo com Alcides, Bolsonaro está “ouvindo as pessoas” para a definição de como o PL vai se comportar em relação ao pleito para a Câmara Alta do Congresso Nacional. O deputado estadual é pai do deputado federal André Fernandes (PL). “Fico lisonjeado pelo nosso nome estar sendo bem quisto pelo presidente, pelo André e pelos deputados da oposição”, disse.
“Trato tudo isso com cautela e humildade. Quero cumprir meu mandato de deputado estadual e o que vier para frente encaramos como missão. Missão dada será missão cumprida”, completou.
Os partidos que compõem o grupo oposicionista são o PL, o União Brasil, o Novo e o grupo de aliados do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que apesar de estar no PDT atualmente, pode deixar a sigla para fazer parte de uma legenda que esteja na oposição. Com o acordo para Federação entre União Brasil e PP, o ex-gestor pode migrar para o PP, onde pode ser candidato ao Governo.
Com duas vagas disponíveis para o Senado nas eleições do próximo ano, ainda deverá ser definido se a oposição vai lançar dois nomes ou focar em apenas um, e quais partidos serão contemplados. “Até o presente momento, a gente não sabe”, frisou Alcides.
