Uma das promessas de campanha do então candidato e hoje prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), dois Espaços Girassol devem ser entregues pela gestão municipal até o fim de junho. O equipamento promete ser referência no atendimento a pessoas com deficiência, oferecendo diagnóstico, tratamento e inclusão social na capital cearense. A informação foi adiantada por Evandro nesta quinta-feira (20), durante o Festidown 2025, um encontro de arte, inclusão e oportunidades para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado nesta sexta-feira (21). “Vamos implantar 12 espaços Girassol para acolher pessoas com deficiência e eu quero inaugurar dois desses equipamentos até o final de junho”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
O evento ocupou o Teatro São José e contou com palestra e apresentações artísticas, além do compartilhamento de histórias inspiradoras. Na oportunidade, Evandro também frisou que mais eventos de inclusão devem ser incorporados ao calendário da Prefeitura. “Momentos como este nos dão ainda mais alegria, satisfação e energia para enfrentar tantos desafios que nós temos na gestão de uma cidade desigual como a nossa. Vamos trabalhar muito para fazer uma grande inclusão em Fortaleza”, disse.
A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, explicou que, nos 12 espaços que devem ser implantados pela gestão, serão trabalhadas questão voltadas à saúde, à educação e à assistência social das pessoas com deficiência. “Será um equipamento onde as famílias serão abraçadas, acolhidas e elas receberão o apoio. Precisamos formatar dentro da sociedade uma rede de apoio para todas essas famílias e para todas as pessoas com deficiência. Precisamos ter esse olhar de acolhimento, esse olhar humanitário, inclusivo, participativo, para promover a justiça e a igualdade social”, declarou Cristiane.
FINANCIAMENTO
Em fevereiro, a primeira-dama se reuniu com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Lívia Gouveia e Katia Sousa, para apresentar o projeto Espaço Girassol e discutir parcerias estratégicas para sua implementação. O encontro teve como objetivo detalhar o funcionamento do equipamento. “Esse diálogo com o BID foi uma oportunidade valiosa para apresentarmos o projeto e, ao mesmo tempo, recebermos orientações sobre como podemos estruturar melhor essa iniciativa, ampliando seu alcance e impacto na vida das famílias fortalezenses”, afirmou Cristiane Leitão, na oportunidade.
O Espaço Girassol é um compromisso da gestão do prefeito Evandro Leitão e faz parte de uma ampla política de acolhimento e cuidado voltada a crianças, jovens e adultos atípicos, além de suas famílias. A iniciativa busca garantir assistência especializada e suporte multidisciplinar, funcionando como um ponto de apoio essencial para a promoção da qualidade de vida e da autonomia dos atendidos.
Ele é inspirado no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), implantado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) durante a presidência de Evandro Leitão. O Espaço Girassol deve seguir a mesma metodologia de atendimento humanizado e integrado. O Ciadi tornou-se referência na inclusão, reabilitação e no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras de crianças e adolescentes.
Para garantir um atendimento completo e eficaz, o Espaço Girassol contará com a integração de diferentes secretarias municipais, como Saúde, Educação e Juventude, além de equipamentos como a Funci e o Cespi. A estrutura será composta por uma equipe multiprofissional, reunindo especialistas de diversas áreas, incluindo:
Serviço Social, Enfermagem, Psiquiatria, Pediatria, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Musicoterapia, entre outros.
FESTIDOWN
O Festidown deve ser incluído no calendário de eventos da Prefeitura de Fortaleza, como uma forma de celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down. “É uma data que precisamos sempre celebrar, justamente para conscientizar toda a nossa sociedade sobre a importância da inclusão, precisamos acabar de vez com o preconceito, com a exclusão, que causam tantas dores às pessoas.”
O titular da Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência, Celso Faria pontuou que o evento é mais uma, entre outras iniciativas em desenvolvimento pela Prefeitura, de promover uma inclusão efetiva. “Esse momento é muito importante porque traz visibilidade para a trissomia do cromossomo 21, a Síndrome de Down. Estamos aqui para ver as produções feitas por eles mesmos, o que é uma experiência incrível, além de fortalecer a autonomia das pessoas com Síndrome de Down”, ressaltou Celso, acrescentando que a realização de eventos voltados para pessoas com outras deficiências também está nos planos da Coordenadoria.
